Sistema Minas-Rio possui o maior circuito de remoagem de minério de ferro do mundo .

angloOs equipamentos utilizados no circuito permitem uma economia de 30% de energia elétrica e, consequentemente, de aproximadamente R$ 23 milhões por ano

O Sistema Minas-Rio, operação de exploração de minério de ferro da Anglo American localizada em Minas Gerais e no Rio de Janeiro, possui atualmente o maior circuito de remoagem do mundo, que faz uso da tecnologia de moinhos verticais, em seu processo de beneficiamento de minério de ferro. O Minas-Rio está atualmente em sua fase de ramp-up para atingir a capacidade de produção nominal de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro por ano no segundo trimestre de 2016.

O circuito compreende duas linhas de remoagem compostas cada uma por oito moinhos Vertimill, com potência de 1,1 MW cada – fabricados pela Metso, além de quatro baterias de ciclones para classificação do minério de ferro.

“O uso dos moinhos Vertimill tem permitido uma redução no consumo de energia elétrica superior a 30% se comparado à opção tradicional com moinhos de bolas. O Minas-Rio utiliza 17,9 MW de potência em seu processo de remoagem enquanto a aplicação com moinhos de bolas seria de 25,6 MW, o que representa uma economia significativa de 7,7 MW”, afirma o diretor de Operação do Sistema Minas-Rio, da Unidade de Negócio Minério de Ferro Brasil da Anglo American, Rodrigo Vilela.

Além disso, Vilela ressalta que se considerarmos os custos de energia, demanda e encargos setoriais relativos à utilização desse circuito de remoagem, ou seja, custos totais sem impostos, a economia financeira é de aproximadamente R$ 23 milhões por ano.

VERTIMILL

O moinho Vertimill é constituído por um cilindro vertical carregado de corpos moedores. No caso do Minas-Rio, são utilizadas bolas de aço/cromo com tamanho de 12.5 mm. Uma espiral instalada no centro desse cilindro movimenta os corpos moedores para promover a redução das partículas por meio de alta frequência de impactos de pequena energia e atrito entre os corpos moedores.

O Vertimill é capaz de processar minérios com dimensões na alimentação de até 6 mm e moer produtos menores do que 20 micrômetros. A granulometria do minério de ferro do Minas-Rio, ao final do processo de remoagem, é de 80% menor que 36 micrômetros.

O fluxo de polpa de minério de ferro nos moinhos Vertimill é alimentado pela parte inferior do equipamento e o produto resultante do processo é transbordado pelo topo em direção ao espessador de concentrado, última etapa do processo de beneficiamento do Sistema Minas-Rio.

Além da redução no uso de energia elétrica, outros benefícios provenientes da utilização dos moinhos Vertimill são a menor geração de ultrafinos, menor emissão de ruído, menor quantidade de periféricos, bases civis mais simples e mais segurança em consequência da menor exposição de partes móveis.

Sobre o Sistema Minas-Rio
O Sistema Minas-Rio atingirá sua capacidade máxima de produção de 26,5 milhões de toneladas de minério de ferro até 2016. O Minas-Rio inclui uma mina de minério de ferro e unidade de beneficiamento em Conceição do Mato Dentro e Alvorada de Minas, em Minas Gerais; mineroduto com 529 km de extensão e que atravessa 33 municípios mineiros e fluminenses; e o terminal de minério de ferro do Porto de Açu, no qual a Anglo American é parceira da Prumo Logística com 50% de participação, localizado em São João da Barra (RJ).

Sobre a Anglo American
A Anglo American é uma empresa global e diversificada de mineração que fornece as matérias-primas essenciais para o desenvolvimento econômico e a vida moderna. Nossas pessoas estão no centro do nosso negócio. São as nossas equipes que usam as últimas tecnologias para encontrar novos recursos, planejar e construir novas minas e que mineram, processam, movem e comercializam nossos produtos – de produtos a granel e metais de base a metais preciosos e diamantes (por meio da DeBeers) – para nossos clientes em todo o mundo. Nosso portfólio diversificado de produtos abrange todo o ciclo de desenvolvimento econômico e, como uma mineradora responsável, nós somos os guardiões de recursos preciosos. Trabalhamos em conjunto com os nossos principais parceiros e partes interessadas para transmitir o valor de longo prazo que esses recursos representam para os nossos acionistas, mas também para as comunidades e os países onde operamos – a criação de valor sustentável e fazer uma diferença real. Nossas operações de mineração, projetos de expansão e nossas atividades de exploração e comercialização estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.

A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, um dos maiores empreendimentos de exploração de minério de ferro em operação no mundo; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; fosfato, com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás.
Moinho vertical Vertimill
Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br.

Sobre o Autor

has written 4416 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2019 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com