Sempre alerta

escoteiroQuem nunca ouviu falar no famoso slogan dos escoteiros que foi amplamente divulgado no desenho da Disney, através de Huguinho, Zézinho e Luizinho? Ou quem nunca ouviu falar dos escoteiros e das atividades por eles desempenhadas?

Eu particularmente os conheço, pois bem pertinho de nós, no pequeno distrito de Ponte Alta de Minas, município de Carangola, é normal vê-los realizando alguma atividade, seja em campo aberto ou alocados na Escola Estadual Pedro de Oliveira, onde semanalmente acontecem as reuniões do Grupo de Escoteiros de Ponte Alta.

Lá existem cerca de 58 escoteiros inscritos, número este que transformou o recém criado grupo de escoteiros no maior da região, e recebem diversas orientações, não apenas sobre o movimento escoteiro, mas também sobre a vida e cidadania. Coordenados pelos chefes Rui, Íris e cerca de 8 outros chefes, os jovens de Ponte Alta, entre uma atividade e outra, realizam atividades que tem por objetivo torna-los cidadão melhores e que contribuem para o desenvolvimento de sua localidade.

Para quem ainda não conhece, o escotismo foi fundado por Lorde Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, é um movimento mundial, educacional, voluntariado, apartidário, sem fins lucrativos. A sua proposta é o desenvolvimento do jovem, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na lei escoteira, e através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, fazer com que os jovens assumam seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

É um movimento educativo para os jovens, ao qual cada um adere livremente, independentemente de todos os partidos políticos e aberto a todos, sem qualquer espécie de discriminação. Tem por finalidade a formação de cidadãos responsáveis, que tomem um papel construtivo e liderante na sociedade, conseguido através dos seguintes objetivos: formação do caráter; criação de hábitos de observação, disciplina e confiança em si próprio; prática da lealdade e do espírito de ajuda ao semelhante; serviço aos outros, mediante ações úteis e promoção do seu desenvolvimento físico, intelectual, social e espiritual.

Se você tem ou conhece alguém que tenha entre 06 e 21 anos e está preparado para uma vida repleta de coisas divertidas, onde irá aprender um monte de coisas novas, fazer muitos amigos, conviver com a natureza e ainda ter a oportunidade de ajudar a fazer um mundo melhor, você precisa ser escoteiro, portanto, vá até Ponte Alta e procure o chefe Rui ou a chefe Íris, manifeste o seu desejo e tenha certeza, um novo mundo cheio de aventura abrira em sua vida.

Para conhecer melhor o trabalho desenvolvido pelo chefe Rui, a chefe Íris e equipe, neste Domingo dia 20 de dezembro estará acontecendo o 1º Festival de Jogos Escoteiros, no Campo de Futebol em Ponte Alta. Abdique de algumas horas de seu corrido dia, e vá conhecer este movimento.

Escoteiros 2

Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com