Semana do Meio Ambiente da Cemig incentiva uso consciente de energia-Tema deste ano é “Atitudes que movem o mundo”

cemigDe 18 a 24 de junho, a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig promove a Semana do Meio Ambiente com o objetivo de contribuir para a consolidação de uma cultura de preservação ambiental junto aos seus colaboradores e público externo. O tema deste ano é “Atitudes que movem o mundo”, que também dá o nome à campanha desenvolvida pelo Programa Energia Inteligente (EI).

Durante os últimos três meses, a campanha “Atitudes que movem o mundo” realizou ações educativas e promocionais nas instalações da Cemig, visando incentivar o uso correto, seguro, regular e financeiramente viável da energia elétrica e da água pelos seus empregados e colaboradores. O retorno veio através de um Concurso de Ideias, no qual os colaboradores da Empresa fizeram sugestões de como economizar energia elétrica e água.

Outra iniciativa do EI, que compõe a programação da Semana do Meio Ambiente, são os concursos de redação lançados pelos Projetos Conviver RMBH e Cemig nas Escolas. Dentro da iniciativa, professores de foram capacitados por profissionais da Cemig para repassar aos alunos de escolas públicas das redes municipais e estadual conteúdos sobre o tema eficiência energética.

O resultado desse trabalho apareceu dentro da sala de aula: alunos, matriculados nos diversos ciclos de formação escolar, desenvolveram redações sobre o uso correto e o uso seguro da energia elétrica e a sustentabilidade no uso dessa  energia.

De acordo com o gestor do Programa Energia Inteligente, Rodolfo Monteiro, a participação de escolas, professores e alunos caracteriza o papel da Empresa na preservação do meio ambiente. “Queremos formar multiplicadores, principalmente porque o resultado vem em efeito cascata, em que os professores atingem as crianças e adolescentes, que atingem os familiares e amigos, e que, no final, forma uma corrente em prol do futuro do planeta”, afirma.

Na tarde de ontem, dia 18 de junho (terça-feira), a solenidade de premiação dos vencedores do Concurso de Redação e Projeto. O Concurso recebeu mais de 1.500 trabalhos de alunos e escolas da rede municipal e estadual de Minas Gerais. O objetivo principal dessa ação foi disseminar a importância do uso correto e seguro da energia elétrica e incentivar a adoção de práticas de preservação do meio ambiente. O investimento da Cemig foi de, aproximadamente, seis milhões de reais.

O Projeto Cemig nas Escolas é fruto de uma parceria entre a Cemig, Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e as Prefeituras municipais. Entre Abril de 2012 e Abril de 2013, cerca de cinco mil educadores foram capacitados pelo projeto com informações sobre eficiência energética. Em seguida, eles foram para as salas de aula disseminar o conteúdo. O resultado final foi 400 municípios atendidos, 2.755 escolas treinadas e mais de um milhão de alunos beneficiados.

A Associação Monlevadense de Ensino Cooperativo – AMEC de João Monlevade, no Leste de Minas, ficou com a 1ª colocação no Projeto Energia Coletiva.

Mais informações para a imprensa:
Heloiza Neves – telefones: 33 99565172 /  33 32032416
e-mail: htneves@cemig.com.br

Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com