SEMADS realiza trabalho de fiscalização e controle ambiental da poluição sonora e poluição visual em Carangola

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura Municipal de Carangola (SEMADS)  vem realizando um trabalho de controle e fiscalização da poluição ambiental, tanto a sonora quanto a visual. O crescente aumento do número de veículos de sons volantes (carros, motos e bicicletas)  e a grande reclamação da população pelos autos níveis de poluição sonora praticados por esse serviço,  culminou numa ação do Ministério Público em 2001, que foi objeto de um TAC( Termo de Ajustamento de Conduta) não cumprido até então. Porém com a criação da SEMADS, que tem a responsabilidade de fazer o monitoramento e o controle ambiental, esse trabalho tornou-se prioridade da administração do prefeito Fernando Costa (PPS), que solicitou ao Secretário Francisco Cabral que realizasse esse trabalho de forma a melhorar cada vez mais a satisfação da população e fossem atendidas as determinações do MP.

Mensalmente a SEMADS faz a aferição dos veículos de som com decibilímetro, aos níveis estabelecidos por Lei de 70 decibéis, certifica os veículos, empresas e prestadores de serviços para a realização dos serviços e faz o controle e monitoramento diário, verificando se os prestadores de serviços estão obedecendo aos níveis aferidos, o que vem se confirmando até o presente momento e a população já notou a melhoria na qualidade desse serviço, além dos próprios prestadores estarem satisfeitos com a forma que o trabalho de controle vem sendo realizado pela SEMADS. O horário para a realização do serviço de propaganda volante é de 09 ate 11h e de 14 ate 20h de segunda a sábado, fora desses  dias horários estabelecidos por Lei, somente velórios e calamidade pública podem ser divulgados. Qualquer dúvida ou reclamação a população pode ligar no horário comercial para a SEMADS, no telefone 3741-7710 ou acionar a Policia Militar através do telefone 190 para o registro da ocorrência que as providências serão tomadas conforme já estabelecido anteriormente pela Juíza Dra. Walesca, que determinou tolerância zero para a poluição sonora.

Paralelamente a SEMADS vem realizando um trabalho de conscientização da população quanto à disposição irregular de propagandas e cartazes que vem poluindo nossa cidade. Os muros, tapumes, fachadas e postes estão cheios dessa propaganda irregular. A SEMADS já identificou os responsáveis e está notificando-os. Vale ressaltar que o responsável pode ter o alvará cassado e ainda pagar uma pesada multa. Uma destas propagandas a SEMADS por suspeita de que o anúncio possa ser um golpe na população, já que a propaganda anuncia empréstimo fácil, informou ao Ministério Público e a Policia Militar a suspeita para que as providências sejam tomadas.

Ofertas: tapa ouvidovotos –  camisas da prefeitura

Sobre o Autor

has written 4500 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

12 Comments on “SEMADS realiza trabalho de fiscalização e controle ambiental da poluição sonora e poluição visual em Carangola”

  • Francisco Cabral wrote on 12 abril, 2009, 11:18

    Cara SUELI

    Nao te entendi, assim como creio que vc nao tenha me entendido…

    Nao acusei em nada o governo, pelo contrario, tento esclarecer e mostrar um dos trabalhos que vem sendo realizado…

    Nao so fui vereador e presidente da Camara, assim como Secretario de OBras e de Acao Social e atualmente Secretario de Meio Ambiente…

    Nao vejo que tenho culpa, temos responsablidade de fazer o melhor por Carangola. sempre procurei fazer o melhor e assim norteia minhas acoes.

    por favor leia a materia e as consideracoes e veja o qto defendo e esclareco algumas coisas que foram feitas…

    gde abc

  • Sueli Fonseca wrote on 12 abril, 2009, 10:47

    Voce esta acusando um governo do qual voce fez parte, como vereador e presidente da Camara, então voce tem sua parcela de responsabilidade pelos problemas atuais.

  • Francisco Cabral wrote on 12 abril, 2009, 10:31

    Joao

    Gostaria de ver em vc o equilibrio e a sobriedade…

    Se atenha ao seu papel de imprensa. critique, mas com responsabilidade e conhecimento.
    Nao queira que eu me rebaixe ao nivel que estamos chegando. O que prezo acima de tudo e a amizade que sempre nutriu nossos coracoes.

    Que a magoa que cega seus olhos, saia e o deixe enxergar a amplitude de todas as nossas necessidades e atitudes…

    Vc ja deve ter ouvido e presenciado inumeras reclamacoes do som volante, bem como se sente revoltado com a sujeira que os panfletos e cartazes causam a nossa cidade.

    Estamos atendendo a uma das necessidades, estamos fazendo essas e outras acoes para melhorar ainda mais nossa cidade.

    Nao generalize as coisas e esperamos poder contar sempre com voce para informar e esclarecer a nossa populacao.

    Ou vc pensa que os proprietarios de carros de som, salvo uma pequena excessao, querem ser monitorados. Nao ficam satisfeitos conosco e querem fazer o som em qualquer altura, dias, horas e locais que eles acharem convenientes…Felizmente, temos tido a compreensao da maioria, que ja nos procuraram e estao atendendo as normas que nao foram criadas por mim, mas sao Leis e temos que cumpri-las.

  • Joanna wrote on 12 abril, 2009, 10:27

    Chico, o grifo não me influenciou em nada. O q me afetou, foi a frase, e não o negrito publicado. A prioridade a q vc se refere, realmente incomoda, mas não pode ser tratada como prioridade. Se o site colocou em negrito essa frase, foi pq foi tratada com importância e relevância. A minha indignação não foi por conta de grifo, foi por conta da expressão “prioridade”. Claro que poluição sonora e visual é de grande importância e claro que elas incomodam e muito a população. Mas não devem ser tratadas como prioridade. É com isso q não concordo. Afinal de contas, não sei pq Estou aqui batendo boca com vc, se nem aqui moro mais. Mas é q de alguma maneira, me sobra o amor pela cidade, pessoas e tudo mais q deixei aqui. O q falei, foi um desabafo e não retiro uma palavra sequer. É uma pena sentir isso… Volto a citar, q o negrito não me afetou em nada, e sim as palavras em questão. E quanto a essa obra, q passa por dificuldades pelo mau tempo e tudo mais, digo q pelo menos uma ou outra já chegou ao termino, mas as ruas continuam com os buracos e a lama e tal. E assim, me calo, já aviso logo, pois não acho q o resultado será satisfatório. Não acho q vamos resolver algo além da poluição sonora ou visual. Peço desculpas se de alguma maneira o ofendi, ou a qualquer outro membro do governo, mas, como disse, foi um desabafo. E como não vivemos na ditadura militar, subentende-se q a liberdade de expressão deva ser considerada. Obrigada pela atenção!

  • João Carlos wrote on 12 abril, 2009, 10:12

    Irresponsavel são vcs que estão dando prioridade a uma coisa, tendo muitas outras mais importantes para o povo de Carangola, e grifei para que fique claro o que vcs só estão querendo é aparecer sem pensar no povo de Carangola.

  • Francisco Cabral wrote on 12 abril, 2009, 10:00

    Voltando a ler a materia e o grifo colocado, irresponsavelmente e maldosamente pelo site, tenho a esclarecer e informar que o monitoramento e controle ambiental incluem:

    controle e fiscalizacao das obras, poluicao ambiental, poluicao sonora, poluicao visual, lixo( coleta e disposicao), urbanizacao, saude, meio ambiente, educacao, acao social….

    alias tudo a que se refere o meio ambiente que vivemos. Todos os programas, trabalhos e projetos tem sido desenvolvidos e o site sera sempre informado, pedimos apenas que nao altere a materia original. Nos questione sempre sim, com imparcialidade.

    Queremos e precisamos ser parceiros por um Carangola sempre melhor.

  • Francisco Cabral wrote on 12 abril, 2009, 9:49

    Joana

    O nosso portugues, mesmo depois das mudancas da gramatica, tem que ser tratado com extremo zelo para nao cometermos um erro. Quero lhe dizer que o grifo na materia foi feito pelo seu pai e nao por mim, faltou ele ter tido a preocupacao e como imprensa, informar melhor a populacao( citar a responsabilidade do grifo). Qto a questao de citar o termo prioridade se refere a materia em questao. O gov Fernando Costa sempre teve a cidade e a coletividade como prioridades, o coletivo e nao o individualismo. Um governo que realizou obras em todos os distritos e sede do municipio. Desde Ponte Alta(reforma da pca, calcamento de 2 ruas, construcao de 2 pontes de cimento armado, disponibilizacao de um micro trator para atender os pequenos produtores rurais e etc), Alvorada( Construcao da capela de velorio, construcao de um muro de arrimo de mais de 1000m, Construcao do Posto de Saude, Implantacao do PSF com dentista calcamento de 2 ruas, construcao de 2 pontes de cimento e reconstrucao de uma dezena delas, construcao de 2 pontes de tubo armico e etc),Lacerdina( Construcao de um campo de futebol iluminado e gramado com alambrado, apoio a Associacao de Leite, construcao(em andamento) de uma pca principal, construcao de uma capela de velorio, reforma do predio do PSF e etc).
    Eu, pelo contrario, continuo admirando a todos, nao mudei nada as minhas prioridades. Luto pelo coletivo, por Carangola. Nao vou acusar ou atacar ou defender alguem ou a mim mesmo…

    Qto a questao da dificuldade de acesso aos locais citados pela amiga, quero dizer que sao parte de um trabalho de muito ganho para a cidade e o meio ambiente. Nossos esgotos vao ser tratados e para isso faz-se necessario essa obra, que no momento tem perturabado, pois o mau tempo nao nos tem permitido conclui-la. A estacao de tratamento de esgoto ja esta pronta. Talvez vcs poderiam ir la para ver e nao funciona pq faltam os emissarios, que estao sendo construidos onde vc citou o transtorno causado. Nao se faz omelete sem quebrar os ovos.

    Qto a essa pessoa que vc cita que foi jogada na rua, se por acaso for a pessoa que estou pensando. Quero lhe dizer que o Dr Fernando Costa foi muito complascente com ela, pois ela cometeu inumeras irregularidades administrativas, tais como compras sem autorizacao, sem licitacao e sem qualquer legalidade. Fato esses que o prefeito teve que tomar as providencias de exonera-la….
    Tem muitas coisas mais que me limito nao comentar aqui, mas que certamente teremos oportunidade de esclarecer….

    Quero dizer que fico feliz em poder estar aqui debatendo e esclarecendo, atraves desse site, a nossa populacao. Que quando mandarmos materias para divulgacao, caso tenham opiniao a respeito que o facam sempre, porem sem auterar o texto original para nao tentar criar ou desvirtuar a origem dos fatos.

    As tragedias naturais que vem acontecendo e a resposta da natureza aos homens que nao a respeitam….

    Nossas construcoes nao obedecem as tecnicas e principalmente as leis da fisica e da natureza…

    Muita coisa precisa e sera feita, esperamos, com paz, serenidade e o entendimento seu e de todos que podemos construir uma sociedade melhor.

    acbs fraternos

  • Joanna wrote on 12 abril, 2009, 8:43

    Parece brincadeira! Não sei se primeiro comento que a poluição ambiental, tanto a sonora quanto a visual “tornou-se prioridade da administração do prefeito Fernando Costa”, ou o fato do Chico, que antes lutava por ideais mais proveitosos, parecer simplesmente, estar em busca de status, dizendo ser prioridade barulho e rabiscos, enquanto a cidade desmorona bem diante dos olhos das grandes autoridades. Ah gente! Pelo amor de Deus! Não me faça ter mais vergonha disso! Chico, por acaso você anda pelos lados do Bairro Santa Emilia? Você não sente vergonha de participar de um governo que não é capaz de pelo menos facilitar o acesso ao supermercado Marinho, ou, ao TG, ou matadouro, ou à casa da minha vó? Q seja!! Desde o ano passado, antes mesmo das eleições q venho percebendo a decadência física da cidade e não vejo nada sendo feito a respeito. Quanto à entrada da cidade, ao “trabalho delicado” realizado naquele local, foi comandado por uma pessoa a quem ainda confio e admiro, e q foi jogada à rua como se não tivesse utilidade e/ou não preenchia os requisitos necessários para fazer parte desse governo de merda q acompanho de longe, mas to ligada. Triste… É como me sinto lendo matérias como essa sua… Me desculpe, mas se um dia o admirei, não admiro mais. E vc melhor do q ninguém, sabe como já lutei ao seu lado, ou indiretamente, pelos ideais q acreditei sempre. Pois vejo q vc mudou de lado. E mudou as idéias. E elas “não correspondem aos fatos”. As ruas, barrancos e tudo mais, não dependem de som ou de barulho para continuarem sendo nosso chão. É muito fácil sentar no rabo e falar do rabo alheio e continuar não fazendo nada para pelo menos ter todo direito de falar. Infelizmente não aguentei e tive q expressar minha indignação, já q esse seu assunto prioritário, me causou um certo rancor… “O tempo não para!”

  • Francisco Cabral wrote on 12 abril, 2009, 7:58

    Prezada Cristina

    Obrigado por reconhecer o que foi feito pela adm Dr FERNANDO COSTA. Qto a questao do barrando que ficou 12 anos enfeiando e trazendo riscos a populacao de nossa cidade, foi feito um trabalho delicado no local, porem o periodo chuvoso ainda nao passou e nao no tem dado tempo de socorrer e algumas coisas e melhor nao mexer nesse momento, pois traz mais risco.
    Ficamos tristes assim como vc da destruicao daquela bela pracinha construida no local e outras coisas mais.

    Eu mesmo me preocupo muito, como cidadao e membro da administracao sobre aquela e outras situacoes de encostas que precisam ser resolvidas. Tenho a te dizer que algumas nem solucao ha.

    Recentemente eu mesmo denunciei a escavacao do bararnco ao lado do escadao, pois toda essa area e de risco. Denunciei tb uma escavacxao no Barranco na Rua do Polivalente, o Sr disse que nao votaria mais em mim, viu como e dificil defender os interesses coletivos. Esse Sr estava apenas preoucpados com o seu problema.

    Muito tem sido feito e muito precisa ser feito…

    Gde abc

  • Francisco Cabral wrote on 12 abril, 2009, 7:51

    Caro Joao

    Qto a questao do servico de som e propaganda volante, todos estao sendo monitorados, inclusive os citados por vc. Qto a questao da poluicao visual a que me refiro sao os cartazes e propagandas. Devemos comecar por algum ponto e estamos fazendo.
    Qto a questao dos barrancos, muitos dos quais herdados da irresponsabilidade das administracoes anteriores e da irresponsabilidades de alguns em nao observar a natureza, escavam indiscriminadamente em angulos retos, deixando-os sem sustentantacao. Constroem em areas que antes eram passagens de agua e agora e natural que a natureza cobre o seu preco. Tem muita coisa a ser feita sim e e preciso que a populacao colabore e muito para termos tempo para realizar as acoes que a populacao necessita de nos.
    Nenhum politico nao gosta de fazer, de realizar, de ver concretizado. A eleicao passou e agora e hora de descermos do palanque e juntos darmos a mao, pois juntos somos fortes.
    O maior exemplo da vontade de realizar e a compra do barco para a SEMADS, pois quando precisa de fazer o trabalho de limpeza do rio ou salvamento de pessoas nas enchentes a Prefeitura dependia sempre da boa vontade de outros e sempre pode contar e certamente ira continuar a contar, porem hoje ja tem uma embarcacao propria.
    Qto a saude tenho a lhe dizer que nao e a oitava maravilha do mundo, mas sao gastos em media nos ultimos anos 18% da receita do municipio, acima do estabelecido por Lei. Foi criado do CAPS(Centro de Atencao Psicossocial, 4 PSF(Programa de Saude da Familia), um Pronto Socorro Regional, O CAPS AD(Caps Alcool e Drogas), os PSF estao sendo dotados de dentistas e fisioterapeutas. A Acao Social atendeu uma media de 120 pessoas dia no ultimo mes em varios programas. Dois CRAS estao sendo criados (Centro de Referencia em atendimento Social).

    Caro amigo Joao e demais, tem muita coisa a ser feita e esperamos poder contar sempre com sua gentileza no envio das informacoes.

    Aceito

  • Cristina wrote on 12 abril, 2009, 6:40

    Oi Joao Carlos, gostaria de fazer uma reclamação através do portal. É que na Av.Capitão Antonio Carlos de Souza(na entrada da cidade, próximo ao trevo),onde meus pais moram, a situação está crítica. Além de uma água que escorre noite e dia pelo asfalto,à meses, o barranco da beira da estrada caiu, a calçada e a área de lazer q o prefeito mandou fazer está toda soterrada. Abriu-se uma cratera na calçada! É uma vergonha o prefeito de nossa cidade deixar que logo a entrada da cidade fique do jeito que está. E isso sem contar a vida dos moradores que está em risco, estão todos apreensivos, com medo quando chove muito, e sem saber a quem recorrer. Porque os “políticos” de nossa cidade só se lembram daquele bairro na época das eleições! Por isso gostaria de deixar aqui a minha insatisfação! Não é possível que o prefeito não vá tomar nenhuma providencia, que vai deixar como está e esperar que aconteça o pior. É muito descaso com os moradores daquele bairro, não é ! justo que fique do jeito que está. Eles pagam seus impostos, e o que eles recebem em troca é só promessas, e em época de eleição! Não era nem preciso reclamar, do jeito que está já era para o prefeito ter tomado providencia a muito tempo! E pelo menos verificar o que está acontecendo e dar uma satisfação para os moradores. Depois as pessoas se revoltam, fazem passeatas, brigam por seus direitos e são chamadas de agitadores, mas tem horas que só se consegue chamar atenção assim mesmo. É um absurdo!! Espero, sinceramente q essa reclamação, chegue de alguma forma aos ouvidos do prefeito,já que enxergar está difícil!!!

  • João Carlos wrote on 12 abril, 2009, 6:37

    Prioridade da administração do governo Fernando Costa ? Isso deve ser piada do Chico. A cidade está cheia de buracos, barrancos caidos (porque não conserta a poluição visual por ai?) em todo lugar, a saúde, educação um caos e a prioridade do governo é som, kkkkkkkkk
    Quero ver eles multarem o Marinho ou o Miranda quando fazem um barulho danado com as carreatas e foguetes.

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com