Seguir o exemplo.

O Rock in Rio tá aí. E o que todo mundo está vendo é um exemplo de organização. E não somente organização. Planejamento, boa vontade, consciência e principalmente execução, certamente faz com que tudo saia muito bem feito. Visando lucros certamente, mas sem deixar de lado o bem estar dos artistas, dos colaboradores e claro, do público.

Isso nos remete imediatamente a outros dois eventos que (assim como o Rock in Rio) também são de magnitudes gigantescas. Mas que, ao contrário dos belos exemplos dos eventos musicais, são recheados de vaidades políticas, desmandos equivocados e, se acabar como a maioria das obras públicas brasileiras, cheias de corrupção.

O fato é que todos querem sediar a Copa e as Olimpíadas. Todos gostam da idéia de ter os eventos no Brasil e comemoramos quando conseguimos. E agora também queremos que o mundo inteiro se orgulhe de nossos belos estádios, dos transportes públicos competentes e acomodações confortáveis. Mas a verdade é que vivemos um impasse. Todas essas obras precisam de licitações para evitar fraudes e desperdícios de dinheiro público. E sabemos que licitações requerem uma série de burocracias e essas burocracias demandam dinheiro, fiscalização e claro, tempo. E tempo é o que não temos porque os eventos têm prazo pra acontecer. O que faz com que a maioria dessas obras tenham de ser realizadas em caráter de urgência, o que elimina as licitações. É um círculo vicioso que, como sempre, somos nós quem pagamos essa conta.

Imaginar que tudo isso pudesse ser feito sem licitações e burocracias, mas com rapidez, competência e principalmente, honestidade é utopia, mas é, foi e será sempre uma questão de educação. Pagamos o preço de colocarmos no poder pessoas que apenas nos favorece em questões menores apenas na época das eleições. Pagamos o preço de não nos interessarmos pelo o que acontece nos mandatos de nossos representantes.

Se pudéssemos seguir o exemplo de um grande evento privado como o Rock in Rio, certamente a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos seriam marcados pela grandiosidade das obras deixadas para usufruto da população. Mas isso também é utopia.

Ofertas


Sobre o Autor

has written 4500 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com