Rotaract Club de Carangola sedia a inédita Tríplice CODIRC

Foi realizada em Carangola nos dias 17, 18 e 19 de junho a Conferência de Rotaract Clubs que reuniu pela primeira vez os clubes de três Distritos Rotários: um de Minas Gerais (Distrito 4580), um do Rio de Janeiro (Distrito 4750) e um do Espírito Santo (Distrito 4410). O encontro contou, ainda, com a participação do rotaractiano Augusto Carlos Fernandes, do Rotaract Club de São José-Kobrasol, Santa Catarina (Distrito 4651).

O evento teve início na sexta-feira (17), com a recepção das caravanas dos clubes com uma noite de caldos e exibição de banners dos estados. Em seguida, foi organizada uma festa eletrônica com os DJ’s George e Fillb. Cerca de 100 rotaractianos dormiram nos alojamentos preparados dentro dos pavilhões do Parque de Exposições. No sábado (18) logo pela manhã, a Banda Lira 21 de Abril despertou a todos com uma belíssima alvorada, convidando-os para o café-da-manhã rural, organizado pelo Centro Comunitário da Conceição, que ofereceu broas, pães, queijo, doces, frutas, sucos naturais, leite, café e que muito agradou aos jovens. Em seguida, a Lira 21 de Abril fez a execução dos hinos do Brasil e de Carangola, no momento em que eram hasteadas as bandeiras do Brasil, Minas Gerais, Carangola, Sindicato Rural e de alguns dos Rotaract Clubs presentes.

Dando sequência à cerimônia de abertura, foi apresentado um vídeo relembrando todas as cidades que sediaram as 24 Conferências de Rotaract do Distrito 4580 anteriores, para mostrar que a 25ª conferência deste ano seria especial. Para continuar surpreendendo, a Escola de Dança Meia Ponta (Márcia, Elisa e Isis) fez uma emocionante apresentação, dando boas-vindas aos participantes dos quatro estados, com músicas, roupas e artigos que os fizeram se sentir em casa.

Após calorosos aplausos, a mesa principal foi composta pelo Presidente da Conferência, Helder Ladeira, pelo Presidente do Rotaract Club de Carangola, Vagner Rabelo de Castro, pelo Presidente em exercício do Rotary, Francisco Umbelino Nogueira, pelo Presidente da Câmara de Vereadores, Carlos Benedito, e demais autoridades. Oficialmente aberta a Tríplice CODIRC, os convidados assistiram duas palestras, a primeira proferida pelo Biólogo e Professor Braz Cosenza, que abordou o tema Parque Nacional do Caparaó: 50 anos de encantos e preservação da biodiversidade, e a segunda, proferida pelo Policial Militar, Fábio Jr. Alonso Fernandes que, acompanhado pelos integrantes do Programa JCC (Jovens Construindo a Cidadania) trabalharam o assunto do bullying.

O almoço foi servido no Restaurante Panorâmico. Após uma pausa, os rotaractianos seguiram para uma visita ao Museu Municipal de Carangola, onde foram recepcionados pelo Diretor Randolpho Radsack e sua equipe para uma visita guiada. Após conhecerem todo o acervo, foram agraciados com uma apresentação da Escola de Música Compasso e também por recitais de poesia, para logo após seguirem para a Associação de Artesãos de Carangola. Retornando para o parque de exposições, foram realizadas as reuniões com os presidentes, tesoureiros e secretários dos clubes, reuniões estas presididas pelos dirigentes distritais, Werbert Givisiez (Divino/MG) e Melissa Silvério (Magé/RJ).

Enquanto isso, os demais participantes começaram a se preparar para o jantar solene de transmissão de cargo e noite de homenagens, que teve início às 21 horas, no Carangola Campestre Clube. Com uma bela decoração produzida pela Requinte Noivas, procedeu o jantar e as homenagens ao Colégio de Representantes Distritais de Rotaract, que pela primeira vez se reuniu. Participaram os ex-rotaractianos que dirigiram o Distrito 4580 desde 1987. Durante a cerimônia de encerramento dos trabalhos deste ano rotário, foram feiras as premiações para os clubes, sendo que o Rotaract de Carangola recebeu dois prêmios: Melhor Projeto Multiclube (Projeto Rotaract e Cia. Ilimitada) e Secretaria Destaque. Vale destacar a presença de Marcílio Queiroz, representando os Governadores de Rotary do Distrito 4580, Cristóvão Maurício Mesquita Ferreira e José Carlos Campello.

Ainda durante a noite, as duas novas Representantes Distritais tomaram posse, pelo Distrito 4580 a mineira Sandra Mara Dutra da Silva (Itamarati de Minas), e pelo Distrito 4750 a fluminense Aline Andrade Nunes (Rio das Ostras). Na equipe distrital, foram empossados três carangolenses: Helder Ladeira (Representante Distrital Assistente da Área IV), e Israel Serrão Faccin Pacheco e Brenno Santana Húngaro (Comissão de Integração). Retornando ao parque, todos participaram de um show beneficente com as bandas Sedução do Forró e Sinopse Rock, além dos DJ’s Marlon de Souza e Fillb. O show foi aberto ao público e foram arrecadados alimentos não-perecíveis que serão destinados a famílias carentes.

No domingo (19), após o café da roça, os participantes puderam se encantar com a exibição do Clube de Aeromodelismo, liderado por Alessandro Reis, e também com passeios de charrete com o Clube dos Cavaleiros. Durante a cerimônia de encerramento, após a apresentação da Academia de Dança Passo a Passo, foram proferidas mais duas palestras: o rotariano de Barbacena, Lourenço Carlos da Silva, abordou o próximo ano rotário Um olhar para 2011/2012: Conhecer a si mesmo para envolver a humanidade, e a rotariana de Carangola, Julenia Lopes, que relatou como o Rotary promoveu seu intercâmbio na Inglaterra.

Antes de o presidente declarar o encerramento do evento, foi feita a entrega das premiações e o lançamento das comemorações pelos 20 anos do Rotaract de Carangola, que acontecerá no próximo ano. Participaram do lançamento sete dos treze ex-presidentes do clube, além da Representante Distrital 2002/2003, Aldaíza Barbosa Leite. Após o encerramento, foi oferecido o almoço com churrasco.

Os participantes aproveitaram bastante o final de semana em Carangola e todos os atrativos que foram preparados para esta conferência histórica. No próximo ano, cada um dos distritos voltarão a se reunir separadamente até que uma outra ocasião especial possa promover um novo reencontro. Em 2012, o Distrito 4580 celebrará sua CODIRC possivelmente na cidade de Ouro Preto. Parabéns à equipe organizadora do Rotaract de Carangola, que trabalhou durante um ano para a realização da Tríplice CODIRC 2011: Vagner Rabelo de Castro, Brenno Santana Húngaro, Helder Oliveira Ladeira, Rosana Soares de Oliveira, Israel Serrão Faccin Pacheco, Yuric Mendes Gomes, Marlon de Souza Almeida e Tarsila Baylão Pereira.

Rotaract Clubs presentes: 1 – Minas Gerais: Barbacena, Carangola, Congonhas, Divino, Espera Feliz, Itamarati de Minas, Juiz de Fora, Mariana, Ouro Preto, Ponte Nova, São João Del Rei, Tocantins e Visconde do Rio Branco. 2 – Rio de Janeiro: Campos, Itaperuna, Magé, Rio das Ostras e São Gonçalo. 3 – Espírito Santo: Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, São Gabriel da Palha e Vitória. 4 – Santa Catarina: São José.

Rotary Clubs presentes: Barbacena, Carangola, Congonhas, Visconde do Rio Branco, Mariana e Vitória.

Interact Clubs presentes: Carangola, Tocantins, Viçosa.

Casa da Amizade presente: Carangola

Ofertas

 


Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com