Rafael Fava Belúzio lança livro de ensaio.

Uma lira de duas cordas - capaRafael Fava Belúzio, doutorando em Estudos Literários/UFMG, lança pela Editora e Livraria Scriptum o livro de ensaio Uma lira de duas cordas. A produção é dedicada ao estudo do ritmo e da poesia de Álvares de Azevedo, apontado nessa obra como o primeiro autor brasileiro moderno. O evento, aberto ao público, ocorrerá na própria Scriptum (Fernandes Tourinho, 99, Savassi), das 11h30 até às 15h do dia 19/09, sábado.

Com uma linguagem bastante acessível, Uma lira de duas cordas consegue chamar a atenção. Professores e estudiosos de literatura brasileira, interessados em uma renovadora leitura da poesia romântica e da crítica literária, encontrarão aqui um crítico com propostas. Outra qualidade do livro é a clareza com que o ensaísta Rafael Fava Belúzio analisa os poemas, o que contribuirá tanto para os professores quanto para os alunos do Ensino Médio, uma vez que Álvares de Azevedo é presença marcante no curriculum e provas como o Enem. Com esse estudo minucioso, é certo que os leitores ficarão mais motivados em ler poesia com mais profundidade.

De acordo com Gilberto Araújo, professor de Literatura Brasileira da UFRJ, “Em drible à tradição que, de Sílvio Romero a Antonio Candi¬do, demarca estanquemente as faces Ariel e Caliban da Lira dos vinte anos, de Álvares de Azevedo, Rafael Fava Belúzio procura rastrear inter¬câmbios entre ambas, rompendo a histórica alocação (…). Uma lira de duas cordas elabora interpretações bastante sofisticadas, conferindo potencial iluminador a minúcias em ge¬ral ignoradas por muitos leitores de poesia, mesmo especializados”.

A obra está organizada em três capítulos. O primeiro, “Lira dos vinte anos e a binomia”, revê os modos como a crítica brasileira avaliou a poética de Álvares de Azevedo, bem como propõe uma leitura diferenciada. O capítulo seguinte, “O ritmo como elemento construtivo da binomia”, procura desdobrar essa concepção de poesia na maneira como o escritor construiu aspectos sonoros de seus textos. Por fim, o terceiro capítulo realiza “Análises de poemas” fundamentais, como “Ideias íntimas”, o melancólico “Crepúsculo nas montanhas” e “Um cadáver de poeta”, que dialoga com o texto bíblico.

Dessa forma, Uma lira de duas cordas se insere na coleção homenagemàpoesia, da Scriptum. Com a coleção e essa nova obra, a editora confirma o compromisso em valorizar a produção lírica e avançar sempre na reflexão crítica sobre a tradição.

Contato com o autor:
Rafael Fava Belúzio –  e-mail: favabeluzio@yahoo.com.br

SERVIÇO
Uma lira de duas cordas: o ritmo como elemento construtivo da binomia de Lira dos vinte anos, ensaio de Rafael Fava Belúzio sobre a poesia de Álvares de Azevedo.
204 páginas
Editora Scriptum
$ 40
Sábado, 19 de setembro, de 11h30 às 15h.
Livraria e Editora Scriptum
Fernandes Tourinho, 99, Savassi – BH
E-mail: editora@scriptum.com.br | Fones: (31) 3223 1789 | 9951 1789
Site: www.scriptum.com.br

Sobre o Autor

has written 4438 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com