Racionamento: SAAE Manhuaçu implanta novo sistema de abastecimento durante a seca.TE PERÍODO DE SECA

Após decreto de estado de alerta de desabastecimento, o Governo de Manhuaçu, por meio do SAAE promove mudança no sistema de fornecimento de água para a população. A baixa produção de água nos mananciais que formam o sistema de abastecimento e também a falta de chuvas, somados às altas temperaturas, consumo e também o desperdício natural e o impulsionado pela população, levaram a autarquia a promover um novo sistema de rodizio. Antes com abastecimento durante o dia para uma região e à noite outra, agora pode chegar a ser interrompido por até 24 horas de suspensão, a qualquer hora do dia ou da noite. Por isso, a ordem é economizar.
A seca provocada pela estiagem atinge os mais de 86 mil moradores da cidade, e a situação tem se agravado cada dia mais. A cerca de quinze dias muitas residências dos mais diferentes bairros da parte alta da cidade, a água não chega nas torneiras. Um dos fatores que contribui para esse problema, é que a água em pouco volume, não tem pressão para chegar nas caixas, como se não bastasse, a situação se agrava quando na parte baixa da cidade, há desperdício da água com lavagem de ruas, calçadas, enchimento de piscinas, irrigação de jardins e hortas por exemplo.
O sistema de tratamento de água tanto da sede como dos distritos tem buscado alternativas para capitar água. No Rio Manhuaçu por exemplo, foi necessário fazer uma barragem com sacos de areia, a fim de criar um represamento e assim, mesmo que em baixa quantidade, conseguir captar. Poços artesianos que estavam desativados há mais de 20 anos, por não se fazerem necessário para abastecimento na época, foram reativados, principalmente nos distritos.
Manhuaçu não possui carro pipa que possa fazer o abastecimento de água tratada diretamente às residências, por isso o SAAE está captando água bruta em represas e açudes em outras regiões, durante as 24 horas do dia, para abastecer as estações de tratamento e assim garantir que a água chegue nas torneiras. A situação mais crítica é no distrito de Vilanova, onde o manancial Perobá está praticamente seco. Na região de Santo Amaro e São Sebastião do Sacramento não é diferente as duas capitações não produzem água suficiente para ser capitada para tratamento.

GOVERNO CRIA CAMPANHA CONTRA DESPERDÍCIO

No intuito de conscientizar a população quanto à importância do racionamento de água, o Governo de Manhuaçu está lançando a campanha “Eu Economizo Água”. A ação visa alertar quanto aos abusos, às vezes cometidos inconscientemente, e que fazem toda a diferença na preservação do recurso hídrico. Uma série de ações serão divulgadas nos próximos dias e você pode aderir a essa campanha.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Sobre o Autor

has written 4402 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2019 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com