Quinta Caminhada Turística em Conceição

Dia 24 de outubro, sábado, apesar das chuvas dos últimos dias o tempo cooperou e nós pudemos fazer a já sonhada caminhada até a Colina, organizada por Gilmar Barbosa do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Carangola. Colina fica na parte bem alta de Conceição que faz divisa com o município de Espera Feliz.

Tomamos o café da manhã com café de rapadura e broa também de rapadura além de outras guloseimas na Igreja Nossa Senhora da Conceição. Pudemos apreciar uma pequena exposição do artesanato do Sr Eziel que gosta de fazer animais, como cavalo, burro, boi, arara e tatu em madeira. Muito bonita também a roda gigante que pode ser girada através de uma manivela!! Seguimos de carro até o campo da Colina para então seguir caminhando por trechos muito bonitos com pedreiras lindas de se ver. Tivemos a oportunidade de ver o engenho de cana do Sr Juca Cirelli que nos explicou a sua construção e funcionamento. Nosso guia, o Sr. Antonio Piano, nos levou até o sítio agora abandonado de um senhor conhecido como Geraldão. Para ir até lá chegamos a caminhar um trecho nas terras do município de Espera Feliz. Lá nos deliciamos debaixo de um pé de jabuticaba antiquíssimo carregadinho com frutos de dar água na boca. Quanto mais colhíamos mais parecia ter jabuticaba, coisa de louco!! Depois começamos a escalada por uma pedreira cheia de bromélias que a todos encantaram. Chegamos lá em cima depois de uns 30 minutos. Íamos bem devagar, pois valia a pena parar de vez em quando e dar “pasto às vista” como dizia o Sr. Antonio Piano. Lá em cima havia um jardim de açuçenas e similares de uma singeleza que só a mãe natureza seria capaz de criar. De lá seguimos um longo trilho preparado pelo nosso guia que nos mostrou detalhes de plantas, árvores e até grutas!! Nota 10 para o Sr. Antonio que não mediu esforços para nos mostrar a beleza do lugar. Tantas flores e frutos silvestres – nos deleitamos com as amoras vermelhas, além de cipós, taquaras, xaxins, jequitibás entre outros. Neste lugar houve fogo criminoso há poucos anos e ainda é possível ver resquícios deste crime tão hediondo com troncos de ávores de mais de 30 metros de altura, secos devido às chamas, mas ainda em pé como se protestassem contra a injustiça cometida. Parávamos sempre aqui e ali para apreciar a vista dos mirantes que nosso guia preparou. Sr. Antonio mora há quase trinta anos no local e vê-se que ele gosta muito de lá, respeita a natureza e faz o que pode para preservá-la.

Depois de uns seis quilômetros chegamos até sua casa onde sua esposa, Dona Maria, nos esperava para o almoço. Com a ajuda de parentes e de amigas ela preparou franguinho frito e ensopado, arroz, feijão, angu, taioba e couve, além de sucos deliciosos para acompanhar!!! Tudo de bom!!! Muito obrigada, Dona Maria!! Tivemos ainda a oportunidade de poder admirar o lado artesão do Sr. Antonio, que nos mostrou suas peças de artesanato em madeira com casinhas e igrejas feitas de quadradinhos de madeira, além de carro de boi feito de madeira, taquara e xaxim.

Mais uma vez pudemos sentir a natureza tão perto da gente, conhecemos moradores do “Alto da Conceição” que talvez nunca teríamos tido a chance se não fosse essa caminhada. É bom demais sentir a hospitalidade da pessoas do lugar, ver tanta coisa bonita e conseguir descansar a cabeça do stress, dos problemas do dia-a-dia e deixar o espírito viajar…Que bom caminhar pela vida!!!

Dia 8 de novembro, domingo, será a sexta caminhada turística da Conceição explorando o Circuito Cruzeiro com saída às 7.30 da Ponte do Val. (Tel.99547795)

por Julenia Maria Lopes da Silva

Ofertas

[secvitrine/ofertas/11841]

Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com