Projeto Reciclando Oportunidades está sendo implantado em Manhumirim.

O Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) fez uma apresentação do projeto Reciclando Oportunidades – Gerando Trabalho e Renda, para os gestores municipais de Manhumirim e para representantes da cooperativa Aguapé. A apresentação aconteceu na última segunda-feira, 02 de setembro na sala de reuniões da prefeitura. O Projeto tem o objetivo de auxiliar municípios mineiros na implantação da coleta seletiva com inclusão sócio produtiva de catadores de materiais recicláveis.
Em parceria com Mistério Público, Dra. Vanessa Evangelista, a Secretaria de Meio Ambiente, Secretário Josimar de Moura Veiga, com apoio total da prefeita Darcí Braga buscou a implementação do projeto no município. Vale destacar que o município até a presente data é o único na Zona da Mata a contar com esse projeto.

Etapas do Projeto:

1ª Etapa:
Caracterização de Diagnostico e Levantamento Dados:
Foi realizado no mês de Março o Levantamento de Dados da Prefeitura Manhumirim em relação aos gastos desde a coleta convencional, a coleta seletiva e a destinação final dos resíduos sólidos.
Caracterização Social realizando aplicação de questionários na Cooperativa Aguapé, para levantar dados sociais sobre a distribuição de renda, trabalho e geração de emprego através dos resíduos sólidos.
Apresentação do Projeto para as secretarias envolvidas, com a Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Obras, Secretaria de Saúde, Secretaria de Administração e Principalmente a elaboração de relatórios técnicos sobre o município.

2ª Etapa
No mês de julho foi realizado o estudo gravimétrico
A composição gravimétrica dos resíduos é um dado fundamental para o planejamento da gestão de resíduos sólidos. Em Manhumirim esta sendo realizado esta semana, pela equipe de gestores municipais e funcionários públicos e principalmente com a Cooperativa Aguapé. A composição gravimétrica será realizada por 04 setores de coleta de resíduos do município.
São Setorizados os empreendimentos em potencial Aquisitivo, como em bairros de maior poder econômico, médio e menor, considerando o centro comercial de maior potencial de recicláveis.

3º Etapa

Monitoramento de Rotas.

Está fase está acontecendo esta semana, com potencial de analisar e verificar as rotas de transportes dos resíduos sólidos urbanos, coleta seletiva e convencional realizadas pela prefeitura. Nesta análise consta a verificação e ampliação das rotas e distribuição adequada e consumo em relação ao combustível  principalmente ao tempo de execução de serviços.

Proposta
Avaliar os procedimentos operacionais do atual sistema de coleta e transporte dos resíduos sólidos urbanos, coleta convencional e coleta seletiva e propor alternativas sustentáveis.
Entende-se para propor uma nova rota de distribuição logística de coleta de resíduos sólidos urbanos trata-se de aplicação de pesquisa na realidade local, verificando-se a necessidade dos anseios da população e principalmente a necessidade da administração pública reconhecer as necessidades sanáveis em relação à operação e tratamento dos resíduos sólidos urbanos.
A expectativa é que o Projeto Reciclando Oportunidades gere bons resultados para o município.


Valdir Vieira – Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Manhumirim

Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com