Projeto Conceito de Família: CAPS Manhumirim reúne-se com parentes de usuários.

Pessoas que anteriormente viviam enclausuradas em hospitais psiquiátricos, agora, podem conviver em sociedade e, assim, contar com um tratamento mais próximo de seus familiares. Com esta proposta de desinstitucionalização do portador de sofrimento psíquico e a gradual implementação de serviços de Saúde em meio aberto, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) tem tido grandes avanços no país, especialmente em Manhumirim. Sob a coordenação da Assistente Social Geisa Santos, está em andamento o Projeto Conceito de Família, envolvendo usuários e seus entes queridos em importante trabalho de aproximação e convivência.
Em Manhumirim, são atendidos, em média, 160 usuários, com oficinas e diversas atividades desenvolvidas por uma equipe de profissionais devidamente capacitada. O CAPS é um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS, sendo local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.
De forma consistente e respeitando o ritmo de cada usuário, este projeto prossegue, e, apresenta resultados positivos. Na recente reunião com as famílias, foram dados esclarecimentos importantes sobre o que é o CAPS, o seu funcionamento e a necessidade da participação ativa dos parentes dos usuários nas ações da instituição.
Destaca-se ainda, entre as atividades desenvolvidas pelo CAPS I/ Manhumirim, direcionadas ao estímulo da socialização dos usuários, o estabelecimento de calendário festivo anual – como a comemoração de festas típicas como o carnaval, festa junina e Natal, entre outras -, as apresentações realizadas em eventos e conferências e o carinho dos profissionais que ali trabalham, com total dedicação e constante atualização de seus conhecimentos, buscando verdadeira inclusão e convívio social entre usuários e sociedade.

(Ass. de Comunicação – Prefeitura de Manhumirim)

Sobre o Autor

has written 4484 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com