Projeto caminhos do sabor é lançado em Manhumirim

Aumentar a competitividade dos principais destinos turísticos do Brasil por meio da gastronomia e atrair um maior fluxo de visitantes para o local. Esses são os objetivos do projeto Caminhos do Sabor que visa, além da valorização dos atrativos da culinária e a capacitação profissional, a melhoria da gestão financeira de cada bar e restaurante envolvido. A iniciativa é uma parceria entre a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o Ministério do Turismo (MTur) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em Manhumirim a prefeitura municipal através da secretaria de turismo, vem trabalhando arduamente para que os empresários do setor gastronômico não percam essa grande oportunidade de se profissionalizarem ainda mais.

Realizado em cinco etapas, O Caminhos do Sabor dura entre cinco e oito meses. Na primeira etapa, Envolvimento de Lideranças Locais, é formado um grupo de lideranças por representantes de empresários, poder público, agências de desenvolvimento e da sociedade civil. Os participantes precisam desempenhar a função de coordenação estratégica do projeto, definir a localidade geográfica atendida pelas ações, identificar e mobilizar as empresas nos procedimentos de pesquisa e desenvolvimento empresarial e na elaboração de um Plano de Ação.

Na segunda, Pesquisa de Oferta e Demanda, é realizada uma análise de produtos e serviços relacionados ao setor de alimentação fora do lar, sob a ótica da “comida do lugar”, com base no desejo dos turistas e consumidores locais.

Na terceira, Plano de Ação do Destino, ocorre a apresentação dos resultados da pesquisa para o grupo de governança e a construção de um plano de ação para o destino a partir da análise das informações.

Manhumirim já está na quarta etapa. Com lançamento oficial, do projeto que aconteceu dia 26 de novembro na Chácara “Sabor e Mel” do empresário Mauro Correa, que também está participando ativamente. Para o lançamento em Manhumirim, foram convidadas autoridades, trade turístico, imprensa e empresários do setor. Também foi apresentado aos empresários o escopo do projeto e a aconteceu a adesão das empresas presentes. Vale destacar que o Manhumirim, foi beneficiado com a implantação do projeto, graças a uma emenda parlamentar do deputado Mário Heringer e ao brilhante trabalho realizado pelo circuito turístico pico da bandeira, cujo presidente é o prefeito municipal de Manhumirim, Ronaldo Lopes Correa.

A secretaria de turismo de Manhumirim cujo secretário é Paulo Roberto Correa, vem fazendo uma grande mobilização junto aos empresários mostrando a grande importância de um amplo envolvimentos dos empresários. O trabalho da Turismóloga Regiane Simionato vem arrancando aplausos de todos. Segundo, Lucas Pêgo, diretor de comunicação da Abrasel, em poucos municípios onde o projeto já foi implantado se obteve o apoio que estão recebendo em Manhumirim. Lucas também elogiou a grande presença no lançamento oficial do projeto.

A última etapa do “Caminhos do sabor” é o Desenvolvimento Empresarial, que envolve cursos, treinamentos em qualidade no atendimento, gestão financeira e manipulação de alimentos e segurança alimentar, além da tradução de cardápios para o inglês e espanhol e consultoria individualizada para melhoria geral dos estabelecimentos.

A previsão de conclusão das cinco etapas é para abril de 2011.

Desde o dia 02 de agosto, quando aconteceu a primeira reunião para lançamento do projeto em Manhumirim, um trabalho intenso vem sendo realizado na cidade.

O projeto tem a proposta de valorizar os sabores locais e atrair o turista à mesa. “Para aumentar a competitividade turística e gastronômica dos lugares é necessário melhorar a qualidade da alimentação fora do lar”, explicou Juliana Soares, que é do Projeto. Segundo ela, isso é viabilizado por meio de treinamentos para profissionais do setor, em manipulação correta de alimentos, atendimento ao público, línguas estrangeiras. “Se o garçom quiser, ele poderá aprender outros idiomas e atender melhor” disse Juliana.

“Os empresários que aderirem não vão desembolsar praticamente nada, e o projeto será importantíssimo para aqueles que querem enxergar além da montanha” disse o prefeito Ronaldo, a respeito, se referindo aos empresários que sempre buscam se aprimorarem, buscando coisas novas, atrativas.

“Manhumirim é a cidade da região que oferece mais atrativos aos turistas” Disse Juliana Soares, do projeto Caminhos do Sabor.

Lembrete: Será realizado O Seminário Estudo de Competitividade da Rota do Caparaó, nesta quarta – feira dia 01 de dezembro na Casa da cultura de Manhumirim a participação de todos é importante.

Valdir Vieira – Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Manhumirim

Ofertas

Sobre o Autor

has written 4500 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com