Primeira Caminhada Turística da Comunidade de Conceição

Dia 30 de agosto de 2009 a Comunidade da Conceição organizou a sua Primeira Caminhada Turística que envolveu cerca de 12km de trecho entre estrada pública e trilha particular que passou pela Pedreira do Senhor José Colpas Lopes.

A idéia saiu de uma reunião informal de mulheres na Escola Municipal Ovídio Mendes dia 19 de agosto. Partindo de uma reação espontânea foi feita a sugestão de organizar uma caminhada de reconhecimento da região já visando um futuro projeto turístico. Como oferecer algo que os próprios habitantes do lugar não conhecem?

Pagando uma taxa simbólica de 10 reais que incluiu um café da manhã e almoço (só de guloseimas da roça!!), cerca de trinta participantes de várias idades treinados e não treinados passaram um dia maravilhoso explorando esta natureza estonteante que nos rodeia e que facilmente é ignorada.  Saimos do Centro Comunitário no coração da Conceição e logo seguimos o Córrego dos Tavares passando pela Igreja de São João Batista e seguindo até a Mata do Pote onde houve a tempos a exploração de granitos com vários blocos ainda lá abandonados provando a riqueza das pedreiras da região. Café da manhã na casa da Madalena do Eli que juntamente com a família e a artesã Andréa nos proporcionou um café da manhã inesquecível com broas, bolos e biscoitos caseiros e também mandioquinha, banana e mamão. Pudemos admirar além da beleza da vista lá de cima a exposição de artesanato local em tecido, crochê e madeira. Nota 10!!! Depois fomos seguindo o Senhor José Colpas Lopes, carinhosamente chamado de Tio Zé por todos os participantes, até o alto da pedra que fica dentro da sua propriedade. Ele havia preparado um trilha no dia anterior para que nós pudéssemos andar sem problemas. Foi um trajeto inesquecível passando por pedreiras e trechos de mata onde a natureza parecia estar cochichando nos nossos ouvidos… Árvores lindíssimas, um jequitibá rosa que diante de sua cor diferente destoava do resto da mata dando um toque especial àquele visual tão especial. Saimos da mata e começamos a descer a pedreira pelo outro lado sempre admirando a beleza singular e visualizando os outros cantos da Conceição que alguns conheciam só de nome, Colina, Retiro, Arrependido, Meia Lua entre outros. Encerramos caminhada com um almoço „da roça“ na Fazenda do Senhor Eliezer Colpas, o conhecido „Miscrim“ onde a canjiquinha branca com carne de porco, o arroz, feijão, angu e a couve afogada, tudo feito em fogão de lenha falaram por si. Não esquecendo ainda do suco de inhame com limão que fez muito sucesso e da banana assada!! Parabéns a todos os envolvidos!!!

Agradecimentos ao povo presente que contou com representantes de Carangola, da Comunidade da Conceição, da Escola João Batista Grossi, do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, da Secretaria de Turismo da Prefeitura de Carangola, do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável), da EMATER e da ADESPi, além de representantes da Comunidade de Ponte Alta que em agosto fizeram também a sua primeira caminhada turística de reconhecimento daquela região o que incentivou esta atitude sem planejamento prévio da Comunidade de Conceição. Ficamos muito felizes com o comparecimento do povo apesar de tudo ter sido programado de última hora.

O resultado foi tão positivo que se começaram a perguntar quando seria a próxima caminhada. Não perdemos tempo e só fomos nos organizando:

Dia 13 de setembro foi feito o Circuito Meia Lua com saída da Escola Estadual João Batista Grossi. Café da manhã na casa de Dona Anézia que com seus 90 anos, nascida na Meia Lua nos recebeu junto com sua família. Uma visita inesquecível. Ponto alto da caminhada foi a subida até a famosa Pedra da Meia Lua que dá o tão conhecido nome àquela região guiados por Leds. Depois de admirar a natureza esplendorosa fomos almoçar no Sítio Meia Lua onde Helder e Leitoa nos receberam carinhosamente com aquele almoço!!!

Dia 27 de setembro fizemos o Circuito Córrego dos Barnabés onde Zé Branco foi o nosso guia mostrando as belezas da região com suas cachoeiras, riachos, minas e é claro, pedreiras! Escalamos a Pedreira dos Barnabés, um trecho muito íngreme que fez alguns dos menos treinados descidirem ficar pelo meio do caminho ralaxando e curtindo aquele verde maravilhoso à volta. Os mais animados continuaram a subida que foi terminada depois de duas horas. Muitas crianças e adolescentes também participaram e quando estávamos lá em cima chegou o conhecido Senhor Aziso Barnabé que com seus 82 anos queria nos fazer uma surpresa. Quanto energia e disposição!! Dona Divina e filhas prepararam um feijão tropeiro no jeito para saciar a fome dos caminhantes esgotados, mas felizes com o feito.

Para outubro estamos organizando outros circuitos, todos fazendo parte desta fase de reconhecimento da região:

Dia 11 de outubro, domingo, subiremos a Pedro do Fidelinho, o Corcovado de Conceição!! O Senhor Namir será o nosso guia e promete um caminho muito bonito atravessando uma mata antes de subir a pedreira. Depois visitaremos um jequitibá antigo que se encontra na propriedade do Sr. Sílvio. Saída às 7.30 da entrada da propriedade do Sr. Jorge Grossi.

Dia 24 de outubro, excepcionalmente no sábado, visitaremos o Córrego dos Barcelos indo até o Retiro e Colina. Saída às 7.30 da Igreja Nossa Senhora da Conceição

Aproveitem esta oportunidade tão ao alcance de todos de gozar um dia especial em companhia de pessoas que não querem simplesmente ver a vida passar, mas sim tomar parte ativa na caminhada da vida!!

Os interessados podem contactar a comissão organizadora através dos telefones 99733271, 99411608 (Elizete) ou 99547795 (Julenia)

(Julenia Maria Lopes da Silva, moradora e admiradora deste lugar, nascida em Conceição e retornou a este paraiso depois de 45 anos fora, dos quais 20 no exterior.)

Ofertas: eletrônicos

[secvitrine/eletronicos/27997]

Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com