Prefeitura de Carangola e Fundação Banco do Brasil firmam parceria Carangola é um dos primeiros em Minas Gerais a receber o Projeto Barraginhas.

Carangola será um dos primeiros municípios do estado a receber o Projeto Barraginhas que já beneficiou mais de 30 mil pessoas direta e indiretamente em vários estados do Brasil. A Prefeitura de Carangola e a Fundação Banco do Brasil vão implantar o projeto que consiste na abertura de sulcos – semelhantes a um açude – na parte mais alta das propriedades rurais captando a água das chuvas. Já foram construídas mais de 90 Barraginhas em propriedades rurais de Carangola, de um total de 300.

A técnica é simples e eficaz. São escavadas bacias de 16m de diâmetro e 1,80m de profundidade onde a água e as enxurradas das chuvas são armazenadas, evitando erosões e enchentes. Estes mini-açudes chegam a armazenar aproximadamente 150m³ de água (equivalente a 15 caminhões pipa). Aos poucos a terra absorve a água aos poucos, como conseqüência, o nível do lençol freático fica mais elevado. Isso faz com que a parte mais baixa do terreno se torne mais fértil e combate os danos ambientais.

A temporada de chuvas que antes danificavam imóveis, destruía plantações, assoreava a margem do rio e trazia muitos outros prejuízos aos produtores rurais se torna aliada melhorando a irrigação do terreno, consequentemente aumentando a produtividade. Quem mora na área urbana também será beneficiado com a prevenção a enchentes.

A parceria inédita surgiu a partir da preocupação da Prefeitura com o bem estar dos carangolenses e com a preservação do meio ambiente. De acordo com o prefeito Patrick a administração tem que zelar pelas pessoas que moram no campo porque “de alguma forma eles que colocam comida em nossas mesas”.

Clint Paolo – Assessoria de Comunicação Social

Ofertas

 


Sobre o Autor

has written 4498 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

One Comment on “Prefeitura de Carangola e Fundação Banco do Brasil firmam parceria Carangola é um dos primeiros em Minas Gerais a receber o Projeto Barraginhas.”

  • Rogéria wrote on 6 junho, 2011, 13:07

    Gostaria de informar que o projeto foi elaborado pela CIEA_ZM(Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Mesorregião da Zona da Mata), que tem como presidente, Renato Gomes, Núcleo IEF/Carangola e como secretária, Rogéria Lima, representante do Sindicato de Produtores Rurais da Comarca de Carangola. Em 2009, o presidente anterior da CIEA, elaborou este projeto e conseguiu recursos junto ao banco do Brasil. Após, implantação do mesmo no município de Ubá, o projeto Barraginhas foi trazido para Carangola,através da CIEA-ZM em parceria com o IEF/Sindicato de produtores Rurais de Carangola. E protocolado na agência Banco do Brasil de Carangola.

    Rogéria M S Lima

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com