Prefeitura cederá terreno para construção do núcleo do CEFET em Manhuaçu

Em visita à Manhuaçu nesta terça-feira, 09, uma comissão formada por representantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (antigo CEFET), entre eles o Reitor do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, Dr. Mário Sérgio Costa Vieira; Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Dr. Marcelo José Milagres de Almeida, e a Engenheira e Coordenadora do Programa de Expansão Institucional, Dra. Cláudia Valéria Gávio Coura, reuniu-se com o Prefeito Sérgio Marcos Carvalho Breder e o Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté” no Gabinete da Prefeitura. Na reunião, foram debatidas questões para a implantação de um núcleo avançado da instituição de ensino em Manhuaçu. Em seguida, as autoridades e membros da Reitoria dirigiram-se até a saída da cidade – sentido Reduto – quando visitaram o terreno conhecido como “Clube do Sol”, que deverá ser cedido pela Prefeitura para a almejada construção.

Há alguns dias, durante sessão legislativa na Câmara Municipal, o Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté” apresentou o projeto de construção do núcleo avançado que lhe fora encaminhado pela Reitoria do Instituto Federal. Na oportunidade, o Vereador entregou o Projeto às mãos do Vice-prefeito Adejair Barros, presente à reunião, para conhecimento do Executivo Municipal.

Terreno e infraestrutura

A construção do Núcleo Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia é de responsabilidade do Governo Federal e conta com o apoio da Prefeitura para a doação do terreno com a infraestrutura necessária para seu devido funcionamento. Durante a reunião no gabinete, nesta terça-feira, 09, o Prefeito Sérgio Breder mencionou a disposição do município em contribuir com sua parte, oferecendo o terreno e a infraestrutura adequada. Sérgio Breder ressaltou inclusive a preocupação com o acesso rodoviário, destacando que as devidas adaptações serão feitas no local, oferecendo segurança aos pedestres e motoristas que ali transitam. “Recebi, há poucos dias, um ofício informando a área que eles precisavam. A partir daí, contatei os vereadores e a Câmara mostrou-se sensível para a aprovação deste projeto. Tenho certeza que a construção deste Núcleo será um grande marco para a nossa administração, haja visto que será uma escola que irá atender as tendências do município e da nossa região”, destacou o Prefeito Sérgio Breder.

Bem localizado, o terreno conhecido como Clube do Sol fica às margens da BR-262. Além do núcleo avançado do Instituto Federal, que ocupará uma área de quatro mil m² em um platô de fácil acesso, lá também deverão ser construídas em breve as mais de 200 residências do Programa Habitacional do Governo Federal “Minha Casa, Minha Vida”.

Graduação universitária e cursos profissionalizantes

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi, especializados na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. Os Institutos Federais compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas, a qual o Núcleo Avançado de Manhuaçu estará vinculado, é uma instituição que oferece educação superior, básica e profissional, de forma pluricurricular. É uma instituição multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos às suas práticas pedagógicas. Sua Reitoria está instalada em Juiz de Fora. Segundo o Reitor Dr. Mário Sérgio Costa Vieira, o Instituto direciona 50% do total de vagas para os cursos profissionalizantes. A outra metade destina-se aos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado e até doutorado. O Reitor adiantou ainda que, tanto os cursos profissionalizantes quanto de graduação de terceiro grau, a serem oferecidos pela instituição atenderão uma demanda local. Ou seja, inicialmente será realizada uma pesquisa in loco junto ao meio empresarial e segmentos diversos do município para se saber quais as áreas com maior carência em capacitação profissional. A partir daí, estabelecer-se-á a grade de cursos no Núcleo Avançado que atenderá Manhuaçu e região.

Vereador acompanha comissão em Brasília

Desde que idealizou a instalação de um Núcleo Avançado do CEFET em Manhuaçu, hoje Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, o Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté” buscou observar atentamente os critérios exigidos, além de manter contato constante com a Reitoria da instituição. No ano de 2009, Teté apresentou Indicação na Câmara Municipal propondo a instalação da unidade de ensino e, posteriormente, entregou o anteprojeto ao Executivo Municipal.

Desta vez, em continuidade aos trabalhos necessários para a efetivação desta obra em Manhuaçu, o Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté” viajará para Brasília (DF), juntamente com a comissão da Reitoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas, no intuito de assegurar os recursos financeiros necessários para a implantação do Núcleo Avançado da Instituição de Ensino. Em Brasília, os representantes da Reitoria e o Vereador Teté serão recebidos pelo Deputado Federal João Magalhães que, na oportunidade, buscará tornar mais ágeis os procedimentos relacionados à liberação dos recursos para a construção da instituição de ensino.

Comissão do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia visita imóvel no Clube do Sol

Em entrevista à reportagem, o Reitor Dr. Mário Sérgio Costa Vieira enfatizou quais os procedimentos serão tomados a partir de agora. “Agora já é realidade. Agora é proceder com os trâmites burocráticos. Nós vamos fazer o Projeto da Obra, a captação de recursos em Brasília e a escalação de professores e servidores para, quando finalizarmos as obras, já começar a ter algum curso aqui. Primeiro, se faz o diagnóstico da cidade pra ver as reais necessidades em relação aos cursos técnicos, superiores, de engenharias, enfim, este é o papel do Instituto Federal. O próximo passo é a Prefeitura efetivar a doação do terreno para a União, o MEC liberar os recursos para a construção da sede do Núcleo Avançado e a contratação de professores e servidores”, explicou o Reitor.

A Engenheira Dra. Cláudia Valéria Gávio Coura, Coordenadora do Programa de Expansão Institucional, adiantou que, construído, o Núcleo Avançado poderá tornar-se um Campus Avançado. “Nós solicitamos uma área de aproximadamente quatro mil m² em Manhuaçu porque nossa intenção é deixar uma área para expansão. A princípio, será construído aqui um Núcleo Avançado, mas, se tudo der certo, ele poderá se tornar um Campus Avançado, que é um estágio superior, então precisamos ter uma área para esta expansão”, comentou a Engenheira.

O Vereador Nelci Alves Gomes – “Teté” ressaltou o apoio dos demais vereadores que integram o Legislativo e mencionou que a visita da Comissão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas à Manhuaçu para análise do terreno foi um importante passo. “Temos acompanhado este trabalho de perto, inclusive, todo o procedimento que a prefeitura solicitou para esta obra, nós providenciamos. Recentemente, convidei a equipe do Instituto Federal para estar aqui em Manhuaçu e analisar o terreno, para a posterior doação. A visita aconteceu. O primeiro passo foi dado, e, na próxima semana, estaremos em Brasília, acompanhando a apresentação deste projeto para que os recursos possam ser liberados antes do período de campanha política. […] Este núcleo representa um avanço para a Educação em Manhuaçu. A cidade precisa de mais cursos de nível técnico para maior empregabilidade dos jovens e adultos e para que as empresas possam encontrar aqui mesmo profissionais bem capacitados”, ponderou o Vereador.

Reportagem: Teógenes Nazaré

Ofertas

Sobre o Autor

has written 4496 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com