Prefeito Nailton Heringer visita produção de café da Fazenda Dutra.

O prefeito Nailton Heringer visitou, na tarde desta terça-feira, 18, a Fazenda Dutra, no município de São João do Manhuaçu. No local é produzido um dos cafés mais bem conceituados da região da Zona da Mata mineira, com prêmios nacionais e internacionais. O prefeito, acompanhado dos secretários de Agricultura, Sandro Tavares, e da Fazenda, Cristóvam Rocha, conheceu a fazenda e prestigiou a presença de um grupo de clientes alemães que, na ocasião, também visitavam a produção. Eles foram recebidos pelos diretores, os irmãos Valter e Edinilson Dutra.
“O segredo é dedicação, paixão e amor pelo que fazemos. Isso é o nosso ganha pão, todos aqui somos uma família, nossos funcionários entenderam isso e trabalham com esmero, eles são grandes responsáveis pela qualidade diferenciada” – comentou Valter ao relembrar o começo de tudo, com o pai, ainda na década de 1950. “Ele sempre primou pela qualidade e a empresa foi crescendo, começamos a fazer cafés especiais, conhecemos uma empresa italiana que comprou nosso café e nos motivou ainda mais a fazer esses cafés diferenciados” – relatou Edinilson. A qualidade do Café Dutra transpôs fronteiras e chegou ao mercado internacional. Hoje os irmãos contam, dentre outras, com clientela alemã e belga. “Somos orgulhosos disso, principalmente pelo mercado europeu, porque são extremamente exigentes. E aqui na região temos muita dificuldade pela parte montanhosa, nós não somos mecanizados, então precisamos prezar pela qualidade” – pondera Valter.
Os irmãos responsáveis pelo Café Dutra acumulam na carreira prêmios nacionais e internacionais. O mais recente deles foi concedido pela Revista Globo Rural, que realizou um concurso nacional de sustentabilidade no agronegócio. “Fomos os segundos colocados de todo país. É importante produzir com qualidade e com respeito à natureza e às pessoas. Ganha não só a gente, mas a região” – relata Edinilson. Hoje a Fazenda Dutra preserva todas as nascentes das propriedades. Os produtos defensivos são utilizados apenas quando extremamente necessário. Os materiais recicláveis são vendidos anualmente e todo lucro é compartilhado entre os funcionários. Na parte humana, os irmãos mantêm uma creche para filhos de servidores dentro da propriedade e fornece transporte para os que já estão em idade escolar. As esposas de funcionários contam com treinamentos profissionalizantes, como de costura, por exemplo.

OS ALEMÃES
Durante esta semana, a fazenda recebe a visita de um grupo de clientes alemães, que vêm anualmente ao Brasil no período da safra conhecer a produção do café comercializado por eles na Alemanha. “Eles vêm, trazem funcionários e baristas para conhecerem as dificuldades que temos para fazer esse tipo de café chegar lá” – explica Valter ao comentar que o grupo de estrangeiros faz questão de vivenciar o passo a passo da produção. Logo pela manhã vão às lavouras utilizando o mesmo transporte dos trabalhadores, participam da colheita e almoçam de marmita, na mesma rotina dos ‘panhadores’ de café.
O prefeito Nailton Heringer teve oportunidade de prestigiar a presença dos alemães e conhecer a produção do Café Dutra. “Nós já vimos acompanhando isso porque conhecemos os proprietários, e temos ficado cada vez mais impressionados com a capacidade deles de inovar, de produzir qualidade e, nessa tarde estamos conhecendo essa comissão de alemães que estão aqui porque são compradores diretos deles para as cafeterias na Alemanha” – enaltece o chefe do Executivo manhuaçuense. “Eles estão de parabéns, conseguiram fazer aquilo que o mercado quer, produzir café de alta qualidade, porque cada vez mais cresce esse nicho” – analisa Heringer. “E isso traz alegria para nós porque eles são da nossa cidade, a fazenda é em São João mas eles residem em Manhuaçu, são da nossa região, que é rica em produção de café de qualidade” – continua o prefeito. “Eles demonstram qualidade, inovação, tecnologia, e cumprimento da lei, tanto ambiental quanto social. Eles honram nossa região, quero parabenizá-los” – diz.
Os irmãos Dutra agradeceram ao prefeito pela visita. “Para nós foi uma honra receber o prefeito Nailton aqui, um homem de visão futura, temos gostado dos projetos dele. E os visitantes ficaram felizes de saberem que ele se interessa pelo bem estar das pessoas, e torce para que as fazendas tenham qualidade e consigam colocar o produto lá fora. Foi um prazer recebê-lo”.


Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Sobre o Autor

has written 4397 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2019 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com