Ponte Alta de Minas terá Programa JCC (Jovens Construindo Cidadania)

O Programa JCC, o Youth Crime Watch (Jovens Contra o Crime), foi criado nos Estados Unidos da América do Norte, em 1979, inicialmente criado na Flórida, foi um sucesso total. No seu primeiro ano de implantação, o programa ajudou a reduzir os problemas de drogas e crimes nas escolas nas quais o projeto foi implantado. As reduções foram em níveis superiores a cinqüenta por cento (50%). Igualmente importante foi a mudança nas atitudes dos estudantes. Atualmente está implantado em 27 países. Surgiu no Brasil em 1999, tendo sido adotado pela polícia de São Paulo.

Para implantação do JCC segue-se os seguintes passos

1º.  Aprovação e Apoio da Escola / Comunidade

2º. Escolha do representante ou conselheiro

3º. Escolha do Grupo Principal

4º. Primeira Reunião Oficial do Grupo

5º. Ampliação do Grupo

6º. Apresentação Oficial do JCC

Objetivo do projeto de forma geral é aprimorar e reforçar atitude proativa, preventiva e educativa nas comunidades escolares da rede pública e privada, atuando junto aos adolescentes e jovens, ensinando valores positivos e princípios de cidadania ao jovem, o JCC de forma mais específica, visa criar um ambiente livre de crimes, drogas e violência, através de um movimento liderado pelos próprios jovens, sendo eles os principais responsáveis pela prevenção, na busca de criar uma cultura de paz em um ambiente de aprendizado.

O JCC provê aos jovens toda a assistência necessária para o desenvolvimento de programas liderados por eles e para eles, que são os protagonistas do programa. Incluindo todos numa rede de ações preventivas que atuem nas causas e não apenas nas conseqüências.

Este Projeto já foi implantado em Carangola, na escola Polivalente, e é um sucesso, e agora está sendo implantado no Distrito de Ponte Alta de Minas, na Escola Estadual Pedro de Oliveira, por iniciativa da PMMG.

Dos seis passos de implantação, três já foram dados. Inclusive os Jovens já iniciaram os trabalhos de forma brilhante, conseguindo junto a Câmara Municipal de Carangola e ao Banco do Brasil, móveis que serão utilizados na Biblioteca que       está sendo criada para atender a escola e também será aberta para toda a comunidade.

O Rotary Club de Carangola, importante parceiro e colaborador do JCC, que deu um imenso apoio na implantação do JCC de Carangola, agora está apoiando a criação do Programa naquele Distrito, com a Doação de 20 (vinte) coletes do JCC,  que serão utilizados pelos alunos.

O Comando da 75ª Cia Esp PM Maj PM Luiz André de Sá e Sub Ten Antônio Geraldo Neves de Souza e a Diretora da Escola Sra. Vera Lúcia Fernandes, disseram que estão muito satisfeitos e motivados com o cumprimento desse objetivo. É notório desde já, a mudança positiva ocorrida na escola e na comunidade.

Vários professores, alunos e funcionários elogiaram os bons frutos proporcionados por essa parceria entre PMMG e a Escola.

E isto é só o começo de uma longa trajetória de sucesso.

Ofertas


Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com