OAB Manhuaçu participa de encontro da OAB/MG.

Objetivo do evento foi criar frente parlamentar dos advogados mineiros
A criação de uma Frente Parlamentar dos Advogados Mineiros foi pauta de um encontro realizado na terça-feira (25/06), durante um jantar na sede da OAB/MG. O evento foi promovido pela diretoria da OAB/MG e pela Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais. Estiveram presentes, o presidente da OAB/MG, Luís Cláudio da Silva Chaves, a secretária-geral, Helena Edwirges Santos Delamônica, o secretário-geral adjunto, Sérgio Rodrigues Leonardo, o tesoureiro, Antônio Fabrício de Matos Gonçalves, o tesoureiro adjunto, Euler de Moura Soares Filho e o presidente da nova CAA/MG, Sérgio Murilo Diniz Braga.
O presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos e o tesoureiro, Antônio de Carvalho da Silva, participaram do evento que contou ainda com a presença dos presidentes das subseções de Araguari, Contagem, Betim, Passos, Barbacena, Ipatinga, Montes Claros e Uberlândia, além dos deputados estaduais Durval Ângelo, Luzia Ferreira, Arlen Santiago e Fred Costa, que ressaltaram a importância da participação dos Advogados e da Ordem nas discussões do Congresso Nacional.
Para Alex Barbosa de Matos, “a iniciativa democrática da OAB/MG, visando a formação de uma Frente Parlamentar dos Advogados Mineiros, além de ser extremamente importante para a nossa classe, pois fortalecerá os mecanismos de valorização e respeito da advocacia, reflete a insatisfação da sociedade com o poder de maneira geral e não apenas com os poderes executivo e legislativo. As mobilizações sociais que tem ocorrido nos últimos dias devem chegar também ao poder judiciário. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em especial, precisa entender que as comarcas do interior estão sucateadas, sufocadas com milhares de processos e com número insuficiente de juízes e servidores. Muitos deles doentes e sem expectativa de que o quadro caótico que vive a justiça em nosso estado seja revertido”, ponderou.
Ainda de acordo com o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, “a sociedade está cansada de esperar por uma justiça rápida e eficaz, que atenda os anseios do cidadão sem lhe causar mais frustrações, conforme estabelece a Constituição Federal. Colocar a culpa no orçamento, como temos ouvido há vários anos, não vai resolver os crônicos problemas que cada uma das mais de duzentas comarcas do Estado de Minas Gerais enfrentam. A cúpula do poder judiciário mineiro precisa entender que a Justiça é tão essencial para a sociedade quanto a saúde, educação, segurança e outras áreas públicas fundamentais, e a busca pela efetivação de uma justiça social é um dever da Ordem dos Advogados do Brasil”, destacou.
Presente ao encontro, a deputada Luzia Ferreira  afirma que “a OAB é uma entidade de extrema relevância para o país. A instituição é um fiador da democracia, sempre que o Brasil precisa a OAB está presente. Foi assim na ditadura militar, e está sendo agora, neste momento que figura como uma das datas mais importantes do país com os movimentos nas ruas. A OAB vem como guardiã da ordem democrática. E neste sentido, a interatividade da Ordem com o trabalho do Parlamento vai vir como um porta voz da população, e por isso nosso apoio é muito importante”.
Para o deputado Arlen Santiago, a OAB é referência e uma unanimidade entre os parlamentares. Sempre presente nos momentos de crise, lutando pela garantia dos direitos e da Constituição. “Uma conquista recente para a instituição é a Frente Parlamentar de Melhor Aproveitamento da Justiça. A ideia inicial era que a Frente desse apoio à magistratura, mas ampliou para o aperfeiçoamento da justiça. Da minha parte a Frente Parlamentar dos Advogados Mineiros é muito bem-vinda, para unir estas frentes e criar leis mais fortes”, conta o Deputado Santiago.
Em sinergia com os colegas, o deputado Durval Ângelo falou também sobre o momento de manifestações que vive o país. “É importante ouvir os sinos que tocam nas ruas, a necessidade clara de ter prioridade nos gastos públicos, com olhar de mudança. A OAB há algum tempo em Minas Gerais vem resgatando a luta pelo direito, pelo direito humano, com grandes parcerias junto à sociedade, tomando medidas importantes. Eu abraço esta sugestão de ter uma Frente Parlamentar dos Advogados Mineiros para defender as prerrogativas dos Advogados no Parlamento. Temos aqui quatro parlamentares e acho que podíamos emplacar um abaixo assinado em conjunto para conseguir esta Frente”, frisa.
Compondo a mesa parlamentar presente, o deputado Fred Costa também deixou sua mensagem de colaboração com a Frente Parlamentar dos Advogados Mineiros. “Na sua razão de existir, a OAB guarda grande semelhança com os parlamentares quando busca a justiça social. A Ordem busca ainda a justiça plena. Neste sentido, estarmos irmanados é, sem sombra de dúvidas, de uma enorme valia e magnitude social. Transcendental, este trabalho comuna uma relação ainda mais estreita. Quem ganha, sobretudo, é a sociedade”.

Tags: ,

Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com