OAB Manhuaçu discute prerrogativas com Judiciário.

Nesta terça-feira (24), o presidente da 54ª Subseção da OAB/MG, Alex Barbosa de Matos, esteve reunido com o juiz da 1ª vara cível da comarca de Manhuaçu, Walteir José da Silva. O encontro foi pautado por assuntos institucionais. Também participaram da reunião, a secretária da subseção, Ângela Maria de Lima Abreu; o presidente do conselho do jovem advogado, Arilson Nobre; a presidente da comissão da mulher advogada da OAB Manhuaçu, Laura Braga Poubel; o presidente da comissão de direito empresarial, João Batista de Sales; o presidente da comissão de direito eleitoral da OAB Manhuaçu e membro da comissão estadual de direito público da OAB/MG, Layon Nicolas Dias Pereira; o secretário da comissão de defesa dos direitos da criança, adolescente e idoso da subseção, Wenceslau Ferreira da Costa Filho e os advogados Daiane Miranda Vieira, Oswaldo Thadeu Miranda Fernandes Junnior e Vanda Salustriano Fagundes.

De acordo com o presidente da OAB Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, “a visita ao juiz Walteir José da Silva teve o objetivo de discutir assuntos institucionais, pois entendemos que o diálogo franco, transparente, respeitoso e prudente deve nortear toda e qualquer relação estabelecida, principalmente, entre a advocacia e o Poder Judiciário. Embora inexista hierarquia, nem subordinação entre advogados, magistrados e promotores de justiça, é fundamental que estabeleçamos uma relação de harmonia entre advogados e magistrados para o bom andamento da Justiça, pois precisamos de sinergia para enfrentarmos questões que desafiam a atenção e dedicação de todos os operadores do Direito”, comentou.

“Queremos definir, conjuntamente, a melhor metodologia de trabalho da 1ª vara cível da comarca de Manhuaçu, numa evidente postura que atenda os interesses da advocacia e da sociedade, garantindo que a prestação jurisdicional seja eficaz, justa e disponibilizada em tempo razoável, com a devida humanização no tratamento e nas relações estabelecidas entre serventuários do Poder Judiciário e os advogados. Discutimos a adequação de algumas normas de funcionamento da serventia que foram atendidas de pronto pelo magistrado, dentre elas, o fim da limitação do número de cópias de folhas de autos no balcão e o afastamento da medida que impedia e limitava o acesso dos advogados à chefia da serventia do mencionado juízo, garantindo, pois, a inviolabilidade das prerrogativas profissionais dos advogados”, destacou o presidente da OAB Manhuaçu.

Alex Barbosa de Matos assegurou ainda que “aprofundaremos cada vez mais os debates com todos os magistrados, pois entendemos que as instituições devem caminhar juntas, alinhadas, pois o exercício da cidadania e a defesa incansável da sociedade são objetivos que tanto a OAB, como o Judiciário tem em comum. O diálogo que sempre mantivemos com as autoridades nunca teve o condão de mitigar as prerrogativas dos advogados ou de violar normas regimentais. Ao estabelecermos esse canal de comunicação com juízes, promotores de justiça, delegados de polícia, servidores e outras autoridades, algo inexistente antes de nossa gestão na OAB Manhuaçu, significa que estamos mantendo uma relação harmoniosa, inteligente e pacífica, porque é preciso entender que instituições geridas por pessoas polidas e éticas podem e devem sentar à mesa e discutir seus problemas em comum, suas intercorrências com educação, urbanidade, cordialidade, polidez, mantendo sempre a mesma altivez e ética. O encontro de hoje com o juiz da 1ª vara cível da comarca de Manhuaçu, Walteir José da Silva, é o resumo de tudo isso. Acreditamos que todos estão felizes e satisfeitos com a missão que assumimos de defender, de forma incansável, a advocacia e a sociedade de Manhuaçu e região”, enfatizou.

Segundo o juiz da 1ª vara cível da comarca de Manhuaçu, Walteir José da Silva, “reuniões como estas são muito importantes para podermos alinhar o funcionamento da secretaria e, principalmente, estreitar os laços com os advogados. Notamos que o relacionamento é muito bom, porém tem questões que precisamos alterar para que possamos melhorar cada vez mais a prestação de serviço. Nosso principal gargalo é o acervo processual, que hoje é muito grande. Temos aproximadamente 8 mil processos, dentre físicos e eletrônicos, e isso demanda uma quantidade grande de servidores e de muito trabalho. Com a quantidade de servidores que temos atualmente não conseguimos atender todos os advogados da maneira que precisam e merecem. Por isso, prezo pelo atendimento personalizado, ou seja, um de cada vez, para que cada advogado tenha acesso total ao processo”.

“Nesta reunião tratamos também da quantidade de cópias dentro do processo que o advogado tem direito. A pedido da diretoria da OAB Manhuaçu não teremos mais limite quanto ao número de cópias. Em compensação, pedimos bom senso dos colegas advogados, uma vez que, repito, prezo pelo atendimento personalizado. De antemão, quero parabenizar a iniciativa do presidente Alex Barbosa de Matos que sempre tem visado o diálogo. Este é o melhor caminho para que possamos chegar a um entendimento e na resolução de conflitos eventualmente estabelecidos”, concluiu Walteir José da Silva.

Para o presidente da comissão de direito eleitoral da OAB Manhuaçu e membro da comissão estadual de direito público da OAB/MG, Layon Nicolas Dias Pereira, “a reunião foi muito exitosa, pois a OAB Manhuaçu obteve sucesso na resolução das principais reclamações trazidas pelos advogados, o que demonstra também que o poder Judiciário está atento e sensível às prerrogativas e aos anseios de nossa classe. Aproveito a oportunidade para agradecer e parabenizar o nosso presidente Dr. Alex Barbosa de Matos pela propositura do bom diálogo para com o Judiciário em prol da advocacia e ao juiz Dr. Walteir José da Silva pela receptividade e compreensão”.

Assessoria de Comunicação / OAB Manhuaçu

Sobre o Autor

has written 4307 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2018 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com