Município de Carangola cria a Caderneta Social do Bolsa Família

1. Descrição da prática (faça um breve relato da prática, incluindo os aspectos que a motivaram)

O Município de Carangola tem aproximadamente 34.000 habitantes e 2236 beneficiários em situação de pagamento, estás situado na Zona da Mata em Minas Gerais e parece que encontramos a solução do grande problema da condicionalidade da saúde. Assim como em todos os municípios brasileiros estávamos enfrentando um grande desafio com a condicionalidade da saúde . Já que o problema persistia resolvemos identificar onde estava o problema. A principio achávamos que estava nos Agentes dos PSFs que talvez não estavam fazendo o serviço direito, e o problema não estava lá.

Achávamos também que o problema estava nos técnicos que não estava inserindo os dados no programa e também não era lá. Descobrimos que os problemas todos estavam nos beneficiários que mudavam constantemente e não nos comunicava esta mudança, trazendo assim um grande problema, outras vezes os beneficiários não compareciam para se recadastrar e na verdade não sabíamos onde eles estavam.
Criamos então a Caderneta Social que nos ajudou a solucionar este problema, passamos assim toda a responsabilidade que antes era nossa para o beneficiário. Aproveitamos o recadastramento e atualização de dados pra lançar a caderneta Social e todos os beneficiários tiveram que comparecer e aquele que por ventura não compareceram foram bloqueados e logos sentiram a diferenças e seus bolsos se apresentaram para atualizar seus dados levando assim sua caderneta indo até os Postos de Saúde pesando aferindo altura e outras informações e em seguida traziam até a sede do Bolsa Família para ser lançado no programa seus dados e assim cumprindo de forma eficaz a condionalidade tanto da saúde como da educação.Com este novo método identificamos muitas famílias que há muito não compareciam para atualizar seus dados, famílias esta que já não mais atendiam as condionalidades do Programa Bolsa Família e com esta atualização entendemos que esta muitos deixaram o programa abrindo assim vagas para outras família que realmente precisam. Esta Caderneta tem vários tipos de informações, foi feito um trabalho com a nossa nutricionista ele nos sugeriu idéias de como usar ou gastar de forma saudável este recurso recebido pelo governo. Estas informações chamamos de DICAS DE SAÚDE e muitos de nossos beneficiários aderiram a esta idéia e estão agora alimentando-se melhor e conseqüentemente adquirindo mais saúde.

2. Objetivos da Prática e resultados esperados (informe os objetivos da prática e quais os resultados esperados).

Com esta medida alcançamos os objetivos desejados que era elevação dos índices da condionalidades, mas o mais importante era realmente fazer com que os alvos do deste grande Programa fosse alcançados, trazendo assim um resultado real e significativo nas vidas deste povo tão sofrido.
Acreditamos neste programa e sei que ele está mudando a cara de nosso país, trazendo mais Saúde , Educação e de certa forma “resolvendo” ou ajudando a diminuir a pobreza em nosso país.

3. Público-alvo da Prática (descreva para quais pessoas se destinou a Prática). Todos os Beneficiários do Programa Bolsa Família de nosso Município

4. Ações e etapas de implementação da Prática (descreva as atividades executadas para atingir os objetivos da Prática.

Pode-se incluir a descrição das parcerias realizadas). Com este projeto diminuiu o trabalho na dos agentes da saúde e certamente o serviço destes agentes ficaram mais eficazes estamos trabalhando neste projeto desde o ano paasado mas somente foi colocado em pratica este ano.

5. Recursos utilizados (descreva os recursos humanos, financeiros, materiais e tecnológicos que foram utilizados.

Caso seja possível, especifique a quantidade e o valor dos recursos envolvidos, assim como sua origem. Informe também se a Prática contou com a participação da comunidade e, em caso afirmativo, em quais etapas isso ocorreu). Este projeto foi muito barato pelo grande retornos que trouxe .Cada Caderneta ficou por R$0,35 (trinta e cinco centavos) usamos recurso do IGD.Montamos todo o trabalho da caderneta já foi para a gráfica prontinha diminuindo assim os custos.

6. Resultados obtidos (descreva quais os resultados qualitativos e/ou quantitativos obtidos com a implementação da Prática. Descreva se a Prática gerou impactos para seu público-alvo e, em caso afirmativo, quais foram esses impactos).

Como citei antes estávamos já desgastados tentando fazer a coisa funcionar e não mais sabíamos o que fazer, pois as informações que vem do Ministério de Desenvolvimento Social são muito técnicas e a nossa realidade e outra.Nossos índices estavam muito baixo e agora passamos dos 90% com certeza vamos atingir o 100%.

7. Sustentabilidade da Prática (informe se a Prática pode ser considerada sustentável e os motivos pelos quais a implementação desta estaria garantida ao longo do tempo).

Sim. Porque traz solução para um grande problema, traz resultado real na vida dos beneficiários. E praticamente sem custo. Pelo fato de delegarmos mais responsabilidades para os eles entendemos que precisamos ficar mais próximo deste , pois o que lhes faltam na realidade e acesso a informação. Nossos beneficiários agora se tornaram parceiros nossos.

8. Monitoramento e avaliação (indique se a Prática possui instrumentos de monitoramento e quais os indicadores utilizados).

O maior instrumento de monitoramento e a mudança e elevação de nosso índice, e o acompanhamento de uma forma quase que com cem por cento de acertos. Outra coisa que nos trouxe a certeza que esta dando certo é o interesse de outros municípios em copiar esta idéia. Recebemos um email do MDS avisando que talvez viriam uma equipe para acompanhar este resultado e quem sabe passar esta idéia para outros municípios.

9. Lições aprendidas (apresente os obstáculos e as oportunidades que foram fundamentais para o sucesso da Prática).

Cada vez mais me convenço que não existe impossíveis para o homem, se trabalharmos com decência e seriedade será possível resolver qualquer problema e se o desejo for sempre fazer o melhor acredito nos resultados alcançados.

10. Por que esta pratica pode ser considerada Boa? (descreva as principais contribuições resultantes do desenvolvimento da Prática).

Como ja disse antes os resultado falam por si próprios e os benefícios da informação chegando até os Beneficiário trazendo assim um certo conforto e um entendimento que o Bolsa Família não é só dar o dinheiro que é muito mais.E se ele cumprir as Condionalidades eles estão contribuindo para um País melhor onde o verdadeiro beneficio será dele.E também solução para um Fantasma que vem atormentando à tantos municípios.

11. Esta pratica poderia ser desenvolvida por outros municípios e/ou Estados? (descreva os motivos pelos quais a Prática poderia ser implementada por outros municípios ou Estados). Já esta sendo desenvolvida pelo o município de Divino aqui em Minas, também está se preparando para usá-la vários outros município vizinho e se esta Caderneta Social fosse conhecida em outros municípios certamente usariam porque realmente muito eficiente este é um projeto para todo o País.

carangolacaderneta

Ofertas

Sobre o Autor

has written 4496 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com