Mundo conectado – Por: Adriano Bibop

Em dias de hoje quando não sabemos mais a quem recorrer e a polícia nem sempre faz o seu papel como deveria (na maioria das vezes por falta de condições mesmo), temos em nossas mãos uma aliada importante: A rede social. Isso mesmo! Estou falando dos sites de relacionamento. Principalmente o Orkut, Twitter e Facebook.

Vivemos num mundo conectado onde tudo é dinâmico e a velocidade é impressionante. Telefones com acesso cada vez mais barato à internet e todos os recursos de áudio e vídeo, são grandes captores de informação juntamente com laptops, notebooks e tablets que vão surgindo aos milhões todos os dias nas mãos das pessoas.

O caso do rapaz agressor numa balada no nordeste e o jovem que levou informações e imagens atualizadas durante a operação no Complexo do Alemão no Rio, são apenas dois dos inúmeros casos em que bastaram apenas uma rede de amigos e seguidores para que a informação fosse sendo replicada aos montes e chegasse a várias pessoas no Brasil inteiro em pouquíssimo tempo.

E não apenas isso. Hoje em dia é muito fácil flagrar (e gravar) alguém cometendo um delito e denunciar o ato com rapidez, bastando apenas alguns cliques. O anonimato é outra importante arma poderosa que pode acompanhar usuários dessas redes sociais. Vários perfis são criados com este intuito de ajudar. Seja flagrando um motorista bêbado, um vizinho que bate na esposa, um assalto ou até mesmo um acidente de trânsito.

Concordo que também há quem use esses meios para cometer delitos, enganar pessoas, roubar informações, etc… Mas o que deve ser levado em consideração é que, o recurso existe. Cabe a cada um saber como, quando e o que fazer com ele e se responsabilizar por isso.

Seja como for, é importante não se calar diante dos problemas. As redes estão aí plugando pessoas que conhecem pessoas. Juntos podemos muito mais. E diante de atrocidades cada vez mais corriqueiras em nosso dia a dia, é bom saber que vivemos num mundo conectado e podemos tirar proveito disso.


Ofertas

 

Sobre o Autor

has written 16 stories on this site.

Adriano Bibop, Carangolense que atualmente reside em Campinas/SP, 34 anos, trabalha como Desenhista Projetista, escreve para o Blog CulturaLivre do Portal BopNet e também está publicando seu primeiro livro.

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2017 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com