Minicurso de Criação e Implementação de Arquivos Públicos Municipais.

conviteA Cidade de Carangola, na região da Zona da Mata do Estado, recebe na terça-feira (12) e na quarta-feira (13), o “Minicurso Criação e Implementação de Arquivos Públicos Municipais”. Ministrado pelo Diretor de Conservação de Documentos do Arquivo Público Mineiro, Pedro de Brito Soares, o evento será realizado no Arquivo Histórico Rogério Carelli, localizado no Museu Histórico de Carangola, no bairro Triângulo. O minicurso faz parte das atividades desenvolvidas pelo Programa MINAS Território da Cultura, uma iniciativa do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
Voltado para profissionais de instituições públicas e privadas, agências governamentais e empresas, professores e alunos de graduação e pós-graduação interessados em documentação histórica, o curso abordará questões que vão desde os aspectos conceituais e legais que envolvem o tema, tais como a organização de arquivos correntes, intermediários e permanentes, a conservação e preservação de documentos, sem deixar de contemplar em seu conteúdo questões importantes, como Política Estadual de Arquivos e as referentes à elaboração de projetos de criação e/ou organização de arquivos.
Para o Diretor de Conservação de Documentos do Arquivo Público Mineiro, Pedro de Brito Soares, o minicurso representa uma oportunidade para que os interessados aprendam a conservar a memória de documentos com histórias que atravessam séculos. “É um curso que, embora mais curto, tem uma abordagem teórica e prática sobre a conservação de documentos públicos. Os participantes terão a oportunidade de aprender a conservar informações que têm mais de 200, 300 anos de história. É importante que a nova geração aprenda a conservar documentos que podem durar a vida toda”, disse.

Sobre o MINAS Território da Cultura – O MINAS Território da Cultura é um programa articulado de descentralização da ação cultural que ocorrerá ao longo de 2013 e 2014. Entre os objetivos do programa estão: promover o desenvolvimento regional por meio da cultura; valorizar e divulgar a diversidade cultural de cada uma das regiões de Minas; conferir visibilidade e aumentar a demanda pelas ações e programas da SEC e de seus parceiros; incentivar parcerias públicas privadas; promover a circulação de bens culturais e a capacitação e aperfeiçoamento dos agentes culturais visando à sustentabilidade social e cultural.
Durante aproximadamente 45 dias, serão realizadas atividades da SEC, de seus parceiros e da comunidade loca de forma capilarizada, de maneira que diversos municípios da região sejam contemplados. O lançamento do programa para cada território se dará em uma cidade polo, com a presença da Secretária de Estado de Cultura, representantes do Sistema, parceiros, gestores, produtores, instituições culturais e artistas. Integram essa parceria diversas Secretarias do Governo de Minas, as Prefeituras Municipais, entidades como SESI, SESC, e SEBRAE, Associações Comerciais, Grupos Teatrais e Instituições e Festivais Culturais locais.

Realização:
Governo de Minas
Parceiros:
SEBRAE Minas, FIEMG/Sesi e Fecomércio MG/Sesc

Informação: Fabiana Oliveira Ferreira



[secvitrine/cursos/41785]

Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com