Microsoft libera atualizações do “MSN”

A Microsoft liberou, no final de semana, a versão “release candidate” do Windows Live Messenger 2009. A versão “release candidate” é a antecessora da versão final, na qual o software está quase pronto, dependendo de alguns ajustes, mas com bugs da versão beta já solucionados. A empresa diz que a nova versão do mensageiro pessoal tem o intuito de se ampliar como uma rede social.

Quem já havia instalado a versão beta do programa de conversação será avisado automaticamente quanto à atualização. O download do Windows Live Messenger pode ser feito em download.live.com/messenger.

 
Popularmente conhecido como MSN, é no Brasil que o Windows Live Messenger tem sua maior base de usuários mundial. Segundo dados da Microsoft, são mais de 40 milhões, o que corresponde à fatia de 12,5% de contas, em um total de 320 milhões de usuários no planeta, que trocam em torno de 8,22 bilhões de mensagens diárias.

A versão atual traz diversas inovações. Uma das mais perceptíveis é a estética: mais leve, o programa traz layout menos poluído, com a janela principal limpa e sem as abas com propagandas. Os botões abaixo da imagem de exibição do usuário foram extraídos, e restam apenas ferramentas como a de busca, adição de contato e alteração do layout da lista de contatos. O menu “Configurações” também está na janela principal.

Também há a possibilidade de modificação das janelas de conversação, a partir da opção “Cenários”. Ela define uma imagem de fundo para a janela –que pode ter exibição simultânea entre os contatos. “É uma exuberância colorida”, comemora a gerente geral de serviços on-line da Microsoft Brasil, Carolina Aranha.

É possível também personalizar o som que os contatos ouvirão quando o usuário entrar no programa. Outra novidade é a exibição da foto do contato já na lista da janela principal, e a possibilidade de realce dela, mantendo-a de acordo com o tamanho desejado.

Rede social

A idéia do novo Windows Live Messenger, segundo a Microsoft, é que ele seja uma plataforma ampla de rede social e integração de usuários. É possível criar um sistema de armazenamento remoto de arquivos, e compartilhá-lo com um grupo específico.

Agora, é possível criar grupos de até 20 pessoas, e cada usuário pode participar de um total de 20 comunidades. Cada grupo possui um site para comunicação e compartilhamento de imagens, vídeos e arquivos.

“É muito mais do que um simples programa de conversa. É um espaço para compartilhar arquivos, falar mais, ver o que está acontecendo em outros grupos sociais. Não é apenas um e-mail, mas uma rede social, com vários blogs e informações, suscetíveis à organização e atualização”, diz Carolina.

A idéia de integração do Windows Live Messenger esbarra em um problema que ele carrega desde versões anteriores: a impossibilidade de integração universal com demais plataformas, como Gmail, iChart e AOL, por exemplo. Hoje, ela só é possível com o Yahoo Messenger. “Mas a plataforma permite que se tenha qualquer e-mail, não apenas o hotmail. Já temos convergência com o Yahoo”, diz a gerente de produto do Windows Live da Microsoft Brasil, Ana Beatriz Silveira.

Embora não tenha uma ênfase na estética, essa integração é possível, atualmente, com o GTalk, programa de conversação do Google. “O GTalk possui plataforma aberta em Java, com a possibilidade de integração com outras plataformas. Ou seja, são vários comunicadores que podem se integrar”, explica o diretor de comunicação da Google Brasil, Felix Ximenes.

“De fato, caíram algumas barreiras de isolamento que usuários tinham quando usavam plataformas proprietárias, isto é, a restrição de falar ou só com quem tem o mesmo comunicador que você. É possível conversar, independentemente da plataforma escolhida”, afirma.

Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com