Manhumirim: Prefeitura investe 6,3 milhões em obras e prevê aumento de salários

man1A Prefeitura de Manhumirim realizou nesta quarta-feira, dia 8 de julho, uma audiência pública para a prestação de contas à população sobre os primeiros 6 meses da gestão 2009/2012. O evento teve a presença do Deputado Estadual, Durval Ângelo (PT); dos Secretários Municipais, de vereadores, presidentes de partidos e de um grande número de populares.

Dívidas herdadas e arrecadação

O Prefeito, Ronaldo Lopes, apresentou as contas da Prefeitura e os principais números relativos aos pagamentos e à arrecadação, trançando uma man3comparação entre o início do 1º mandato (2005/2008) com o início do atual (2009/2012). Para tanto, iniciou sua exposição informando que, em 2005, a dívida da Prefeitura herdada de Administrações passadas era de cerca de 9 milhões de reais, sendo realizada a negociação das dívidas, que redundou no pagamento de aproximadamente 4 milhões de reais em seu primeiro mandato, saneando as contas públicas e aumentando a capacidade de investimento da Prefeitura de Manhumirim. Disse ainda que a Prefeitura Municipal está pagando atualmente 116 mil reais por mês, relativos a débitos provenientes de mandatos anteriores referentes a INSS; FGTS; Ipsemg; Companhia de Energia Elétrica Energisa; aluguel da Praça Padre Júlio Maria; convênio das casas populares e do precatório do asfalto; entre outras. Esclareceu que, no primeiro semestre de 2009, já foram pagos 710 mil reais, restando ainda um montante de exatamente R$ 4.166.625,29. O Prefeito destacou ainda os números relativos ao orçamento previsto para 2009, ressaltando o desafio enfrentado neste início de ano em virtude da crise mundial, a qual repercutiu diretamente na receita municipal. Contudo, informou que, mesmo ocorrendo as adversidades, no primeiro semestre o Município executou cerca de 10 milhões de reais, havendo a previsão de que no segundo semestre seja executado o mesmo montante, de modo que foi amenizada a perda inicialmente prevista, em razão de uma conduta austera e responsável, com redução extrema de gastos públicos.

Investimento de 6,3 milhões de reais

Ronaldo Lopes falou também das obras inauguradas no 1º semestre de 2009: o Poliesportivo “Amigos do Esporte”; a Estação de Tratamento de Água – ETA; o Posto de Saúde “Dr. Raymundo Sanglard de Carvalho”, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS; a quadra coberta da Escola Municipal Dr.ª Conceição; o campo gramado do Poliesportivo “Públio Nolasco”; e o Telecentro “Neusa Pinheiro”, totalizando um investimento de cerca de 1 milhão e 900 mil reais.

Disse também que no segundo semestre serão inauguradas mais obras: a portaria do Parque Municipal do Sagui; a Policlínica Municipal; e duas quadras esportivas, totalizando um investimento de cerca de 2 milhões e 100 mil reais. Além destas obras, terão sido investidos até agosto desse ano, cerca de 180 mil reais na manutenção das estradas rurais e em serviços que necessitam de máquinas e caminhões.

O Prefeito anunciou ainda o planejamento da Prefeitura de investir 2,2 milhões de reais em outras obras a serem iniciadas de agora até o início de 2010, que abrangem as áreas de infraestrutura (calçamento de todas as ruas que ainda não são pavimentadas, e construção de cinco pontes e muros); de saúde (construção de mais dois Postos de Saúde – Bairros Nossa Senhora da Penha e da Mangueira, e construção da Farmácia de Minas); na área do esporte (pista de caminhada e quadras esportivas); e na área do turismo (a construção de três pórticos).

Destacou o Prefeito que, para a realização de tantas obras, a Prefeitura de Manhumirim, além de contar com recursos próprios, tem recebido o apoio de muitos Deputados, Secretários Estaduais e de Ministérios: “O pagamento das dívidas antigas, a boa administração dos recursos e a transparência nas ações têm possibilitado que firmemos muitos convênios para diversos investimentos. Estamos com o nome limpo na praça, todos os nossos pagamentos estão em dia”, afirmou Ronaldo Lopes.

Aumento da remuneração dos servidores

Para encerrar, o Prefeito anunciou o aumento de 5,706% nos vencimentos dos servidores públicos municipais. “Fizemos um longo estudo e planejamento para podermos conceder este aumento. Enviaremos para a Câmara Municipal o projeto de Lei em breve. Esperamos que seja aprovado logo”, disse. Esse aumento equipara os vencimentos dos servidores municipais ao aumento dado no início do ano pelo Governo Federal. Ou seja, todos os servidores receberão o aumento de 12,05% sobre os seus vencimentos, acompanhando integralmente o reajuste do salário mínimo para 2009. Destacou o Prefeito que, “no início do ano, já foi dado o reajuste de 6%, que representava recomposição acima das perdas inflacionárias. E, com mais esse reajuste, estaremos valorizando cada vez mais os servidores, aumentando consideravelmente o poder aquisitivo dos servidores públicos municipais”. Os profissionais da Educação terão ainda um outro benefício: a incorporação do abono do Fundeb à remuneração, o que significa vantagens em relação aos seus direitos trabalhistas, no que diz respeito ao qüinqüênio, à promoção horizontal e à aposentadoria. Ressaltou o Prefeito Ronaldo Lopes que, “com essa incorporação, a Prefeitura de Manhumirim já estará atendendo antecipadamente o piso mínimo nacional, previsto na Lei Federal para o início de 2010, sendo provavelmente o primeiro Município da região a cumprir essa determinação”, finalizou.

man2

Leila Furtado / Assessora de Comunicação / Prefeitura de Manhumirim

Ofertas: jóiasrelógios

Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

One Comment on “Manhumirim: Prefeitura investe 6,3 milhões em obras e prevê aumento de salários”

  • adila wrote on 13 novembro, 2009, 8:24

    BOM DIA JOÃO EM PRIMEIRO LUGAR E UM PRAZER PARTICIPAR DA SUA PAGINA. ATUALMENTE ESTOU MORANDO NO RIO A CINCO ANOS ,MAS NASCI E FUI CRIADA EM CARANGOLA NA COMUNIDADE DO BARROSO A QUAL TENHO O MAIOR ORGULHO. E HOJE PROCURANDO NOTICIAS DE CARANGOLA ENCONTREI ESSE PORTAL MAS GOSTARIA QUE ESTIVESSE MAIS NOTICIAS DE CARANGOLA DE TUDO. SINDICATOS, CAMARA,COMUNIDADES RURAIS.SAUDE,EDUCAÇÃO ETC… PRA QUANDO AQUELA SAUDADE BATER EU GOSTARIA DE ENTRAR NO PORTAL E VISITA-LA. A MINHA CIDAD FAZ PARTE D MINHA VIDA PENA QUE QUANDO EU MORAVA AI AS PESSOAS DAS COMUNIDADES RURAIS NÃO TINHAM OPORTUNIDADES NO MERCADO DE TRABALHO. MAS FICO FELIZ EM SABER HOJE QUE AS PORTAS ESTÃO SE ABRINDO. E EU ERA MUITO CONHECIDA AI FAZIA TRABALHO VOLUNTARIOS ERA CONSELHEIRA DO CMDRS REPRESENTANDO MINHA COMUNIDADE, ERA DA DIREÇÃO DO STR MAS ENFIM , GOSTARIA DE MANDAR UM ABRAÇO A TODOS OS MORADORES DE CARANGOLA EM ESPECIAL A MINHA FAMILIA QUE AMO DE PAIXÃO. ESPERO PODER ENTRA NOVSMENTE E VER QUE VOCE RESPONDEU MINHA MENSAGEM.

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com