Manhuaçu terá quatro ambulâncias para SAMU.

Em reunião decisiva para a definição de quantas ambulâncias e quais municípios serão atendidos na região pela rede móvel de urgência e emergência, o Presidente da Câmara, Maurício de Oliveira Júnior, e o Prefeito Nailton Heringer conseguiram alterar a proposta do Governo, ampliando, de duas para quatro, as ambulâncias a serem disponibilizadas em Manhuaçu para o funcionamento do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). Esta positiva argumentação aconteceu durante a Oficina de Implantação da Rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada de Saúde Leste do Sul, realizada hoje (Quarta-feira), 02, em Ponte Nova. O encontro reuniu Prefeitos, Vice-prefeitos, Vereadores e Secretários de Saúde de 53 municípios.
O funcionamento do SAMU em Manhuaçu é uma bandeira erguida pelo Presidente Maurício Júnior desde o início de sua legislatura, sendo inclusive encaminhado um Requerimento assinado por ele à Secretaria de Estado da Saúde, no ano de 2013 (Nº 087/2013, de 12 de Abril de 2013). Na reunião de hoje, mais uma vez, Maurício Júnior se empenhou, evidenciando a forte demanda por atendimento existente na região, em razão da quantidade de pessoas residentes e do alto índice de acidentes registrados nas duas rodovias federais que permeiam o município. A partir destas justificativas, conseguiu-se dobrar o número de ambulâncias.
São dois tipos de ambulâncias que o Governo disponibiliza: a USA (Unidade de Suporte Avançado) e a USB (Unidade de Suporte Básico). A USA é equipada com UTI Móvel e os seguintes profissionais: médico intervencionista, enfermeiro e condutor socorrista. Já a USB conta com técnico de enfermagem e condutor socorrista. Manhuaçu receberá duas de cada modelo. A previsão é que o serviço seja implantado na região no primeiro semestre de 2015.
Os demais prefeitos e secretários de Saúde presentes também fizeram uso da palavra, fazendo suas reinvindicações para o setor, relatando as dificuldades vivenciadas em seus municípios, como o atendimento aos distritos, por exemplo.  A Mesa Diretora da reunião em Ponte Nova foi composta pelo Prefeito Paulo Augusto Malta Moreira (Guto Malta); Coord. Estadual da Rede de Urgência e Emergência, Razível dos Reis Santos; Superintendente Regional de Saúde, Maria de Fátima Alves Costa Pereira; Chefe da GRS/ Manhumirim (Gerência Regional de Saúde), Dra. Soraia Carvalho, e Secretário M. de Saúde de Ponte Nova, Ivan José. A região ampliada Leste do Sul compreende uma população de 669.999 habitantes.
Sobre esta conquista, o Presidente Maurício Júnior destacou que “desde o início do mandato temos lutado por esta implantação, por entendermos que a demanda é muito grande. O Corpo de Bombeiros realiza um trabalho hercúleo, mas, o SAMU possui um atendimento mais especializado, reforçando consideravelmente estas ações de socorro para se salvar vidas. […] Em momentos anteriores, tive a oportunidade de estar com o Governador, o Secretário Estadual de Saúde, Dr. Antônio Jorge, e os Deputados Federal, Renzo Bráz, e Estadual, Bráulio Braz, pleiteando este serviço. […] Estavam previstas para Manhuaçu uma ambulância avançada, com médico, desfibrilador e demais equipamentos, e outra para atendimento básico. Fizemos esforços em Ponte Nova, juntamente com o Prefeito de Manhuaçu, e conseguimos dobrar. Então, na verdade, para Manhuaçu virão quatro ambulâncias, duas de cada tipo. Uma das ambulâncias deverá ficar no Distrito de Realeza, em razão do entroncamento das rodovias. As ambulâncias atenderão também às cidades vizinhas. Trata-se de um programa do Governo Federal, com participação do Governo Estadual e contrapartida do Governo Municipal. É um grande ganho para Manhuaçu este atendimento médico especializado”, concluiu Maurício Júnior.


(Ass. de Comunicação)

Sobre o Autor

has written 4500 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com