Manhuaçu – Profissionais da Saúde Familiar passam por capacitação.

A Secretaria de Saúde de Manhuaçu promoveu, na noite desta terça-feira, 09, um treinamento voltado aos profissionais que atuam com a ESF – Estratégia de Saúde Familiar – nos postos do município. Médicos, enfermeiros e auxiliares passaram por uma capacitação sobre a sífilis, doença sexualmente transmissível que tem preocupado a gestão da saúde municipal pelos expressivos índices de diagnóstico, principalmente em gestantes. Ministrou a palestra o médico infectologista, Thiago Heringer. O evento ocorreu em auditório da Câmara Municipal.
“A importância desse treinamento é para que a gente trate de uma forma correta, eficaz, e assim consigamos quebrar o ciclo de transmissão, já que é uma DST que pode trazer sequelas neurológicas, cardíacas e principalmente problemas ao bebê, quando ele adquire esse diagnóstico” – elucida Dr. Thiago Heringer. “A atenção primária deve fazer o rastreio de quem tem essa infecção e fazer o tratamento adequado. Nos casos mais complexos, encaminhar para a atenção secundária” – continuou o médico, que enxerga de uma forma positiva a iniciativa da Secretaria de Saúde. “Infelizmente é uma doença antiga que está retomando o crescimento, tem ficado comum no nosso meio, a prevalência dela tem aumentado e trazido infelizmente danos para os bebês, tem havido um aumento de sífilis congênita. Muito louvável a iniciativa da pasta” – afirma.
“É importante trabalharmos com essas capacitações, tanto com médicos, quanto enfermeiros, auxiliares, enfim, toda equipe. Quem sai ganhando são os próprios usuários” – avalia Adriana Verli, coordenadora da Atenção Primária e responsável pelo evento. “O que fizemos foi uma reciclagem de conhecimento. É importante passarmos a realidade que temos vivido, para assim evitar essa patologia. Tivemos um aumento de sífilis nas gestantes, e os nossos médicos vão ter um olhar melhor sobre elas, sobre o parceiro que também deve ser tratado, e principalmente evitar que a criança nasça com o problema. Foi extremamente válido” – diz a coordenadora.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Sobre o Autor

has written 4397 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2019 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com