Manhuaçu-Melhores cafés do Município são premiados em cerimônia.

O Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com diversas instituições, promoveu na tarde da última sexta-feira, 30, a terceira edição do Concurso de Qualidade do Café de Manhuaçu. Produtores de várias comunidades se reuniram no auditório da Câmara Municipal para a cerimônia que entregou cerca de R$ 20 mil em prêmios para os produtores das melhores bebidas do município.
Centenas de produtores enviaram amostras para a EMATER, responsável por viabilizar a avaliação. Os cafés com pontuação acima de 80 foram classificados. A premiação foi feita nas categorias “comunidade” e “geral”. Além da EMATER, esteve ao lado do Governo de Manhuaçu na organização do concurso, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Sindicato Rural, o Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e a Corpool. Confira abaixo a lista completa dos vencedor es.
O primeiro lugar geral foi para a produtora Helena Ramos Pereira, moradora do Córrego Boa Vista, que se disse surpresa pelo prêmio. “Cresci mexendo com café, mas o segredo é muito amor e cuidado, senão a gente não faz um bom café. Não é a primeira vez que participamos mas é a primeira vez que ganhamos, estou muito surpresa, não esperava, estou muito feliz” – alegrou-se dona Helena.
“O maior produtor de café da nossa região e um dos maiores de Minas precisa ter o seu concurso de café, então tivemos essa iniciativa no início do governo, justamente para incentivar a produção com cada vez mais qualidade” – justifica o idealizador do concurso, prefeito Nailton Heringer. “Estamos apenas começando e já temos um número de participantes imenso. Tivemos hoje uma amostra da força dessa cafeicultura, e essa força vem das famílias. Vimos aqui esse exemplo de cuidado, de buscas de resultados, e no caminho certo” – enaltece Heringer. “Todo mundo está consumindo cafés, mas os cafés de qualidade são os de maior consumo. As cafeterias estão atrás deles e estão pagando mais por eles. E nós temos clima e altitude adequadas para a produção desse café. Parabenizamos a todos os envolvidos na organização e aos nossos patrocinadores também” – conclui.
“A expectativa era realmente alta e nós ficamos muito satisfeitos com o final desse processo, tivemos um número de amostra grandes e um nível de qualidade muito bom, fic amos felizes. Vemos que a cada ano os produtores têm buscado agregar valor aos seus produtos” – avalia o secretário de Agricultura, Sandro Tavares. O gerente regional da EMATER, Rômulo Carvalho, enxerga a premiação em duas perspectivas. “Para nós, que lidamos com cafeicultor, com agricultor familiar, dois momentos são importantes: ver a festa da família recebendo a premiação e a forma de você agregar valor ao produto, que é através da qualidade” – diz Carvalho. “Então o concurso mostra o potencial que o produtor tem e onde ele pode chegar. E o principal, o fator educativo de que, por meio do laudo que ele vai receber desse café, ele saber onde ele acertou e onde errou para aperfeiçoar o seu produto” – acredita.
Apoiaram o evento importantes empresas do ramo cafeeiro no município como Fertilizantes Heringer, Sicoob, Tratores Agrale, Nutriplant, Exportadora e Importadora Atlântica, Corretora Matas de Minas, Café Emerick e Agrofertil Santiago, além do apoio da Câmara de Vereadores.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Sobre o Autor

has written 4496 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com