Manhuaçu-Diretora de Cultura se reune com vereadores.

Objetivo foi explicar pontos do projeto de lei que cria o Fundo Municipal de Cultura

A diretora de Cultura de Manhuaçu, Mariza Helena Klein, esteve reunida, na tarde desta terça-feira (18), com vereadores na Câmara Municipal. O objetivo foi explicar detalhes do projeto de lei que cria o Fundo Municipal de Cultura de Manhuaçu, encaminhado recentemente pelo Executivo à Casa Legislativa.

Os vereadores já tinham conhecimento do teor do projeto, mas alguns tópicos não ficaram claros para que pudesse ser aprovado. Um dos pontos questionados foi  a formação da comissão gestora do Fundo e destinação de recursos pelo município.

Mariza detalhou, juntamente com o assessor jurídico da Câmara, Luíz de Assis, que o município está perdendo muitos recursos, pelo simples fato de não ter o Fundo Municipal de Cultura. Ela disse ainda que verbas do Ministério da Cultura não vêm para o município de Manhuaçu, pelo fato de ainda não ter uma Secretaria de Cultura e Turismo. “Além disso, o ICMS Turístico libera valores significativos ao município para a realização de diversos eventos culturais”.

A diretora de Cultura ainda detalhou que a comissão será formada por três pessoas indicadas pelo Executivo e duas representando a sociedade civil organizada e, que sejam participantes do Conselho do Patrimônio Cultural. “Sem esse fundo de cultura torna-se difícil canalizar e elaborar projetos para serem levados às empresas, a fim de buscar patrocínio para financiar algum projeto”, disse a diretora de cultura.

FUNDO MUNICIPAL DE CULTURA

O Fundo Municipal de Cultura possibilita que a empresa participante tenha abatido o imposto de renda, transferindo o recurso em forma de incentivo à cultura e planejamento de ações variadas no município.

Com a criação do Fundo Municipal de Cultura, as ideias poderão se expandir e muitos projetos serem alavancados. “Tenho convicção de que vereadores irão aprovar o projeto, pois são pessoas sensatas, que gostam e valorizam a cultura no município. A partir daí,  o outro passo relevante será a criação da Secretaria Municipal de Cultura”, destaca Mariza Helena.

Participaram da reunião, os vereadores Cabo Anízio, Juarez Eloi, Chiquinho Dom Correa, Jorge do Ibéria, Hélio Ferreira, Juninho Linhares, além dos secretários municipais João Amâncio (Obras), Mariza Helena Klein (Departamento de Cultura) e assessor jurídico da Câmara, Luiz de Assis.

Com as explicações detalhadas passadas, os vereadores assinalaram que estarão colocando o projeto para apreciação e votação nesta quinta-feira (20).

 vereadores

Secretaria de Comunicação Social

Sobre o Autor

has written 4392 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2019 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com