Manhuaçu – Defesa Civil se prepara para período de chuvas.

A Defesa Civil municipal se reuniu na noite da quarta-feira, 16, com representes de diversos seguimentos da sociedade para discutir ações preventivas para o período da chuva. Participaram inclusive com o comando do 2º Pelotão dos Bombeiros Militar de Manhuaçu e o coordenador do Posto Avançado de ajuda humanitária, da Defesa Civil estadual que está funcionando no 11º BPM – Batalhão de Polícia Militar. A ação busca antecipar medidas de atuação em caso de enchestes, inundações deslizamentos ou grandes catástrofes, já que Manhuaçu é reconhecida como uma das cidades mineiras com alto índice de risco, reconhecido inclusive pelo Governo Federal.
Muitas pessoas podem achar um exagero a ação, já que em muitas regiões do país está sendo registrado inúmeros problemas quanto à gestão da água, que vem cada vez mais minguando, devido a inúmeros fatores, sejam eles meteorológicos e climáticos ou causados pela ação do ser humano. Em Manhuaçu a situação não é diferente, mas há também uma grande preocupação por parte dos órgãos competentes com período conhecido como chuvoso, compreendido principalmente durante o verão. Esse ano a estação conta com um agravador, já que o El Niño, nos últimos vinte anos está mais forte, segundo especialistas, e que chegou trazendo chuvas e risco de enchente.
“É uma reunião de integração, de repasse de informações e também para que cada um participante possa no seu bairro, na sua comunidade ajudar a fazer um trabalho de prevenção e de alerta para os moradores. A Defesa Civil está aí para proteger a população, é um órgão municipal mantido pela prefeitura, mas que precisa da colaboração de toda comunidade para funcionar melhor. O trabalho até então é de muita alerta, e pedimos mais uma vez a colaboração de todos no sentido de evitar jogar lixo no rio, bocas de lobo e ruas, por exemplo,” – enfatiza a coordenadora municipal de defesa Civil, Maria Tereza Nassif.
Sobre a iniciativa de antecipar as ações como medida de prevenção, o tenente Flávio Mota, comandante do pelotão dos Bombeiros em Manhuaçu define: “Agora estamos no período seco, mas as chuvas vão começar, então problemas com enchentes e inundações e a própria dengue vão ser fatores que como em todos os anos assolam a nossa sociedade. O Bombeiro militar atua junto com outros órgãos não somente em desastres, mas principalmente nas ações preventivas, por isso essa iniciativa é extremamente válida” – diz.
Mota defende ainda a Defesa Civil é uma instituição física, composta por vários atores sociais, como representantes e líderes comunitários, entidades não governamentais e órgãos de segurança pública como as Policias Militar e Civil e Bombeiros, por isso a participação de todos é importante para a construção de uma rede de atuação. “É uma iniciativa que nos permite ações e ver as nossas ameaças e mapear os riscos, as vulnerabilidades com suas diferenças para tomarmos as medidas necessárias em caso de catástrofe ou desastre natural” – pondera.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Sobre o Autor

has written 4261 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2018 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com