Luisburgo terá banda de música com crianças e adolescentes – Corais para crianças e idosos e fanfarra também transformam cultura na cidade

Inovações importantes vêm ocorrendo na área da cultura em Luisburgo, possibilitando novos horizontes para crianças, adolescentes e idosos. A Prefeitura, por meio do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), está montando a primeira banda de música da cidade e fanfarra, além de corais para o público infantil e para a terceira idade. Recentemente, o Prefeito José Carlos Pereira e o Vice-prefeito Geraldo Rhodes estiveram em Brasília (DF) para contatos com o Governo Federal, na busca de recursos e projetos para o município, havendo inclusive o contato com a Ministra da Cultura, Marta Suplicy.
Música e interação social
Em Fevereiro, o CRAS procedeu com as inscrições junto às famílias das crianças e adolescentes para a formação da banda. Agregado a este trabalho, está sendo desenvolvido um projeto envolvendo, além da música, esporte e informática.
Em entrevista, o Professor de Música do CRAS em Luisburgo, Rogério Nonato Machado, destacou os benefícios da música para o desenvolvimento social e intelectual das crianças, além da contribuição para a qualidade de vida das pessoas de maior idade. “A aula de música é destinada às crianças com idade a partir de oito anos. Será a primeira banda de música da cidade. Nossa intenção é que, em Maio, durante a comemoração do Dia das Mães, possamos realizar a primeira apresentação, e, até o final deste ano, reunir banda, fanfarra e corais na cantata especial de Natal. […] Este projeto desenvolvido pelo CRAS é abrangente e busca preencher o tempo das crianças, com atividades enriquecedoras. A equipe do CRAS escalou os horários de modo que as crianças, ao saírem da aula de música, tenham aula de esporte, e, ao saírem do esporte, tenham aulas de informática”, explicou.
Outra novidade é o coral com os idosos. Sobre esta iniciativa, Rogério Nonato menciona que “realizaremos aula de canto, coral e a musicoterapia, ou seja, a terapia por meio da música. Atividades assim são importantes porque acalmam. Algumas destas pessoas passam por stress em razão de problemas de saúde, decorrentes até da própria idade. Então, estamos trabalhando isto para que seja bom para os idosos”, argumentou.
Encontro com a Ministra
Em Brasília, o Prefeito José Carlos Pereira, acompanhado da esposa Isabel, e o Vice-prefeito Geraldo Rhodes, encontraram-se com a Ministra da Cultura Marta Suplicy. “Foi um momento muito positivo. Temos boas ideias e projetos para a área da cultura em Luisburgo. Sabemos da importância da música, História, literatura e a arte em geral para a população, e, queremos consolidar estas iniciativas. Então, entendemos que este contato, esta atenção do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, nos possibilitará estas realizações”, comentou José Carlos.
A Ministra da Cultura Marta Suplicy considera que a cultura vive um novo momento no país. “A partir do governo Lula, muita coisa mudou. O Ministério da Cultura mudou paradigmas, se organizou com uma nova estrutura e visão nacional. […] O Brasil tem a cultura como identidade, seja na música, dança, cinema, teatro, literatura, artes plásticas, gastronomia e nas mais diferentes expressões da nossa arte. […] A cultura abre as janelas do conhecimento e cria oportunidades de desenvolvimento e comunicação”, concluiu a Ministra.

Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com