Luisburgo reativa convênio com a Emater.

Todo o trabalho de orientação e de assistência técnica prestado pela Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural) aos agricultores terá sua continuidade em Luisburgo. Em reunião recente, o Prefeito José Carlos Pereira firmou a renovação deste convênio com o município.
Em Luisburgo, a cafeicultura é predominante e exerce forte expressão na economia local, sendo a principal fonte de renda da maioria das famílias. Apesar disto, o convênio com a EMATER-MG estava em risco desde Outubro de 2012, quando o repasse mensal feito pelo município foi suspenso.
Na reunião com o Prefeito José Carlos Pereira, o Gerente Regional da EMATER, Rômulo Mathozinho de Carvalho, relacionou as pendências existentes e reiterou a importância das atividades de assistência técnica para um município com vocação agrícola como Luisburgo. “Nesta reunião com o Prefeito José Carlos, tivemos como proposta acertar o trabalho nosso, que estava sendo basicamente interno, desde o último mês de Dezembro. Com isto, víamos que a comunidade estava ficando prejudicada. Então, viemos conversar com o Prefeito para ajustarmos a situação e, assim, reativar os trabalhos. Entendemos que todas as ações desenvolvidas a favor do produtor e trabalhador rural favorecem a permanência destas famílias em suas comunidades, assegurando a elas qualidade de vida e meios de aumentar a renda.”, mencionou Mathozinho.

Concurso de Qualidade do Café

Com a manutenção dos trabalhos possibilitada a partir da renovação de convênio, a EMATER e a Prefeitura buscam também inovações e deverão desenvolver novos projetos este ano. Entre elas, a realização de um Concurso Municipal de Qualidade de Café. “Tendo em vista que o ganhador do concurso estadual da Emater foi campeão do concurso da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café), estamos com a proposta de realizar um Concurso Municipal de Qualidade do Café. Temos conhecimento de que Luisburgo produz café de excelente qualidade, então queremos, juntamente com a Prefeitura, valorizar estes agricultores familiares que estão produzindo cafés diferenciados. Assim, poderemos agregar valor à produção local, considerando que a agricultura é o carro chefe da economia do município”, mencionou o Gerente Regional.

O Prefeito José Carlos Pereira destacou a importância dos trabalhos realizados pela EMATER para o fortalecimento das políticas públicas em benefício das famílias rurais. “A Emater representa segurança para o trabalhador. No município, existe um grande número de famílias rurais que são beneficiadas pelo Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), com a participação direta do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Emater, então, temos a felicidade de assinar esta renovação de convênio, garantindo atendimento e assistência aos trabalhadores”, afirmou o José Carlos.

Informações:Thomaz Júnior – portalcaparao


Ofertas clique aqui


[vitrine]cameras[/vitrine]

Sobre o Autor

has written 4339 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2018 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com