Luisburgo realiza mobilização para saúde mental, prevenção ao câncer de mama e obesidade.

Importante mobilização foi realizada em Luisburgo com o propósito de fortalecer a prevenção ao câncer de mama e a obesidade, além dos cuidados com a saúde mental. Para esta iniciativa, a equipe do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), da Secretaria M. de Saúde, ornamentou o espaço do almoxarifado com as cores da Campanha Outubro Rosa (prevenção ao câncer de mama) e montou stands especiais. Prefeito José Carlos Pereira, acompanhado da esposa Isabel; Secretários M. de Saúde, Sebastião Braga de Souza, e de Ação Social, Josélia Aparecida Vieira, Coordenador do NASF, Douglas Albergaria, e a Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Silvana Damasceno, participaram do evento, juntamente com expressivo número de populares, principalmente mulheres que residem no município.
Nos stands, material explicativo e a presença de profissionais especializados para orientar a população. Em um deles, relacionado à ‘Alimentação Saudável e combate à obesidade’ o visitante constatou a pirâmide alimentar feita com alimentos reais, além de poder calcular o seu IMC ideal (Índice de Massa Corporal). No stand de ‘Saúde Mental’, foi disponibilizado teste para avaliar o grau de ansiedade, e, aos cuidados da Farmacêutica Tamires Moreira, o stand da Campanha Outubro Rosa – movimento internacional em prevenção ao câncer de mama.
A primeira palestra foi ministrada pela Médica do ESF Rural, Dra. Eveline Tasca, evidenciando a importância dos cuidados preventivos ao câncer de mama e de colo de útero. Ela ainda destacou o eficiente programa de rastreamento ao câncer de colo de útero realizado pela Secretaria, em Luisburgo. Em seguida, a Nutricionista do Município, Lais Andrade, explanou sobre os benefícios da boa alimentação e a ocorrência da obesidade infantil. A Assistente Social Glaciana Alves Amâncio também se pronunciou, mencionando os trabalhos na área de Saúde Mental desenvolvidos em Luisburgo.
O Prefeito José Carlos Pereira, o Secretário M. de Saúde, Sebastião Braga de Souza, e o Coordenador do NASF, Douglas Albergaria, ressaltaram o compromisso da Adm. 2013/2016 em realizar ações para a preservação da saúde da população. Nas ruas da cidade, houve adesão do comércio à campanha, com a ornamentação de vitrines com as cores do ‘Outubro Rosa’.

(Ass. de Comunicação – Adm. 2013/2016)

Sobre o Autor

has written 4397 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2019 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com