Luisburgo realiza 4ª Semana de Promoção da Saúde com grande público.

A 4ª Semana de Promoção da Saúde de Luisburgo foi realizada com grande sucesso no último sábado, dia 06, no Ginásio Poliesportivo Municipal Homero Caetano Viana. A população lotou o recinto para participar das palestras e orientações, além do acesso a exames preventivos ao câncer de colo de útero e de próstata, realizados no local, em ambientes especialmente preparados. A Fundação Cristiano Varella (Muriaé) foi parceira desta importante mobilização em prol da Saúde realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O Secretário Municipal de Saúde de Luisburgo, Sebastião Braga (Tatão) ressaltou que a prevenção faz a diferença, quando o assunto é saúde. “Contamos com o apoio da equipe da Fundação Cristiano Varella que está realizando este trabalho de conscientização, coleta de sangue e procedimentos preventivos para detecção do câncer de colo de útero e de próstata (exame de PSA). Nossa região tem registrado muitos problemas com o câncer e, às vezes, a doença alcança estágio avançado. Se as pessoas se conscientizarem, procurando os serviços de saúde para que haja a prevenção, como aconteceu aqui, entendemos que haverá diminuição do número de pessoas cancerosas. Muito mais vale prevenir do que remediar. […] Ficamos surpresos e muito felizes com o grande comparecimento da população”, comentou o Secretário.

O Prefeito José Carlos participou do evento e fez avaliação positiva desta iniciativa. “Quero agradecer a população que atendeu ao pedido e compareceu a esta mobilização em prol da Saúde. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde está de parabéns por este trabalho. Este esforço em conjunto, envolvendo a Fundação Cristiano Varella, secretários municipais e a Câmara de Vereadores é muito importante porque traz resultados positivos para a comunidade. Além disto, a prevenção evita internações de pacientes com grande risco, sabendo que a região é muito afetada neste sentido. Então, temos que trabalhar no intuito de reverter isto, assegurando uma vida mais saudável”, destacou José Carlos.

Dr. Fabrício Rezende, Clínico Paliativista da Fundação Cristiano Varella, ministrou palestra ao público presente, quando evidenciou a importância da prevenção. “A principal prevenção ao câncer de colo de útero e de próstata está associada à detecção precoce. É detectar o câncer antes de ele crescer. Pensamos em prevenção como: evitar que a doença cresça. No caso do câncer de próstata, é fazermos o PSA em pessoas acima de 40 anos e, do câncer de colo de útero, não existe idade específica, é a partir do momento em que se começa a atividade sexual. […] Quero parabenizar a população pela grande presença. Tivemos cerca de quinhentas pessoas aqui. É muito bom as pessoas terem interesse pela saúde delas mesmas. Todos devem procurar se informar sobre a detecção precoce do câncer. Assim, a pessoa terá uma qualidade de vida melhor”, afirmou o médico.

Oito cuidados que fazem a diferença

O Médico Dr. Fabrício Resende lembra oito importantes cuidados, fundamentais para a prevenção ao câncer: 1 – evitar o tabagismo (consumo de cigarros e similares), 2 – evitar o etilismo (consumo excessivo de bebidas), 3 – evitar excesso de carne vermelha, 4 – evitar o sedentarismo, ou seja, fazer atividade física, 5 – evitar o uso de agrotóxico na lavoura, ou, se utilizar, usar equipamento de proteção, 6 – evitar o sol, usando protetor solar, chapéu ou boné, e, os outros dois, “para ser bonzinho e não ficar apenas proibindo” – brincou o médico: 7 – comer frutas e verduras em excesso e 8 – ter relações sexuais, porque faz bem, é saudável, observando os procedimentos em prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, como o uso de preservativos, por exemplo. “Na verdade, se avaliarmos estes oito itens, evitaremos diversas outras doenças e buscando melhorar a qualidade de vida”, considerou.

 Hábitos alimentares

 Um levantamento sobre hábitos alimentares junto à população vem sendo realizado em Luisburgo, pela Secretaria Municipal de Saúde. A Nutricionista Karina Cerqueira de Carvalho explicou que este trabalho está sendo feito, por meio de um questionário em que o entrevistado revela seus hábitos alimentares. “O hábito alimentar do brasileiro, em geral, não está bom. Com este levantamento, poderemos estabelecer políticas públicas visando a criação de programas especiais para auxiliar as pessoas a perderem peso, ter um hábito alimentar melhor e mais saúde”, pontuou a Nutricionista, Dra. Karina.

 Sindicato presente

 Em sintonia com as atividades realizadas em benefício da população, em especial às famílias rurais, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luisburgo também participou deste evento. Com dinâmica atuação no município e exemplo na região, o STR de Luisburgo possui ampla gama de serviços.

De acordo com a Presidente da entidade, Silvana Damasceno, entre os serviços prestados, o sindicato auxilia os associados com Habitação Rural, Previdência Social, credito fundiário, PRONAF (Custeio e Investimento), contratos de parceria e de comodato, ITR, Cartão do Produtor, convênio com laboratório e oftalmologista, além de assessoria jurídica. […] O sindicato faz parte do dia-a-dia do trabalhador rural e entendemos que a saúde é o bem mais precioso que todos devem zelar”, frisou Silvana Damasceno.

(Thomaz Júnior)

Sobre o Autor

has written 4484 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com