IV Pré FOREA é realizado em Manhumirim – Etapa final para o VI FOREA – Fórum Regional de Educação Ambiental que acontece em Junho.

Ocorre todos os anos, antecedendo o Fórum Regional de Educação Ambiental – ForEA, uma reunião – o Pré ForEA – com representantes dos municípios para exposição dos temas a serem tratados no evento principal. O IV Pré – FOREA, foi realizado na última Quinta – feira, 24, em Manhumirim, no Salão Nobre do colégio Santa Teresinha.

O objetivo do Pré ForEA, ao apresentar os temas que serão tratados no Fórum, é dar subsídios para que os representantes retornem para seus municípios e tenham condições de preparar os demais participantes do Fórum para discutir e desenvolver os temas junto aos seus pares, em especial parceiros de área, especialistas e alunos, visto que o público-alvo predominante do evento são professores ou outros agentes ligados à educação e, parceiros de instituição.

Os temas apresentados no pré FOREA como palestras serão tratados no Fórum em formato de mesa redonda, configurando-se num modo mais aprofundado e interativo de trabalho.

O FOREA, Fórum Regional de Educação Ambiental, acontece de 15 a 17 de junho em Manhumirim.

Um dos palestrantes do pré FOREA, foi o professor e arquiteto, Aguinaldo Pacheco. Formado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília em 1973. Natural de Orizona, Goiás,Brasil, mora em Viçosa desde 1974.Trabalhou como arquiteto da Universidade Federal de Viçosa onde aposentou-se em 1997. Autor dos projetos da Biblioteca Central, do Restaurante, do Coluni e do Centreinar, entre outros. Co-autor, em trabalho em equipe, de dezenas de outros projetos na UFV e na cidade. Estudante Premiado “hors concours” na Bienal Internacional de Arquitetura de 1973, com o trabalho Análise Dinâmica do Espaço Urbano. Foi Conselheiro do Patrimônio Histórico de Goiânia-GO, Conselheiro da ASAV, Vereador pelo PT e duas vezes Secretário de Obras em Viçosa-MG. Editou, nos anos 1990, junto com Dionísio Ladeira, as colunas semanais Cidade Aberta e Univer-Cidade no Jornal Folha da Mata.

Professor Aguinaldo contagiou a todos com sua palestra sobre Ocupação e uso do Solo.

A Bióloga Flávia Dias em sua palestra focou alguns dos temas que serão discutidos no FOREA.

O pré FOREA contou com a participação de cerca de 100 pessoas de 20 municípios da região.

JUSTIFICATIVA DO FOREA

A Educação Ambiental seja ela formal ou informal é uma ferramenta fundamental no processo de sensibilização da população para com as questões ambientais, sobretudo para com a conservação do meio ambiente. Contudo, a comunidade deve estar ciente da realidade ambiental da região em que vive, para que em conjunto possa articular estratégias e práticas em Educação Ambiental que minimizem impactos ambientais ou que permitam atingir e sensibilizar os diversos membros da sociedade em relação às questões ambientais.

A sociedade só irá proteger o Meio Ambiente se conhecê-lo adequadamente. Nesse sentido, o Fórum Regional de Educação Ambiental (ForEA) vem com uma proposta de apresentar os problemas ambientais dos municípios do entorno dos Parques Nacional do Caparaó e Parque Estadual Serra do Brigadeiro, explaná-los e discuti-los na tentativa de resolução. Trata-se de uma mobilização que tem o objetivo de promover o envolvimento de atores sociais na educação ambiental a partir da construção dos conhecimentos.

A partir desse envolvimento, espera-se que sejam implementadas ações efetivas de mudança de atitude em relação ao meio ambiente. Para que essas ações se concretizem, o ForEA tem como papel promover a sensibilização e envolvimento de todos, tendo como objetivo não apenas alertar sobre os problemas ambientais, mas, sobretudo, oferecer subsídios que possam levar a compreensão e condutas ambientais adequadas e necessárias para a conservação do meio ambiente.

Todo ano, o público-alvo do ForEA é composto por cerca de 500 pessoas, incluindo principalmente atores sociais representantes dos municípios envolvidos, tais como professores de escolas públicas e privadas, agricultores rurais, representantes da EMATER, IEF, IBAMA, Policia Militar do Meio Ambiente, Secretarias Municipais de Agricultura, Meio Ambiente, Educação, Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental de Minas Gerais – Regional Carangola, Sindicatos de Produtores e Trabalhadores Rurais e outros segmentos da comunidade.

Este Fórum Regional de Educação Ambiental acontece anualmente e contempla atualmente dezoito municípios do entorno do Parque Nacional do Caparaó e Parque Estadual Serra do Brigadeiro, Estado de Minas Gerais. O I ForEA aconteceu em 2006 no município de Carangola e o segundo aconteceu em 2007 no município de Espera Feliz, o terceiro aconteceu no Município de Tombos, o IV foi realizado no município de Pedra Dourada e o V no município de São Francisco do Gloria. O próximo Fórum acontecerá no município de Manhumirim. A idéia é de que a cada ano este Fórum seja realizado em um dos municípios envolvido que são: Alto Caparaó, Caiana, Caparaó, Carangola, Divino, Espera Feliz, Faria Lemos, Fervedouro, Orizânia, Pedra Dourada, São Francisco do Glória, Tombos, Alto Jequitibá, Manhumirim, Miradouro, Vieiras, Muriaé e Manhuaçú. Sem contar os dois municípios de outros estados que participam como observadores: Dores do Rio Preto, no estado do Espírito Santo e Porciúncula no estado do Rio de Janeiro, todos tendo em comum a proximidade com um dos Parques do Caparaó ou do Brigadeiro.

O evento em Manhumirim conta com apoio do total do prefeito Ronaldo Lopes, e tem com coordenadoras, Marilene Leite, Secretária de Educação e Flávia Dias, Bióloga da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, cujo Secretário é Edmilson de Oliveira que também não está medindo esforços para que o evento seja um sucesso em Manhumirim.

Encontro de Gestores

Juntamente com o Fórum Regional de Educação Ambiental acontecerá pela primeira vez um grande encontro de gestores. Prefeitos, Vice-Prefeitos e Secretários municipais de toda a região estarão em Manhumirim discutindo o meio ambiente.

 

Valdir Vieira – Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Manhumirim.

Ofertas

 


Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com