Hipocrisia Generalizada – Por Adriano Bibop.

A partir do dia 25/01, os supermercados de São Paulo vão substituir a distribuição das sacolas descartáveis e incentivar o uso das sacolas reutilizáveis. Esta decisão partiu de um acordo da APAS (Associação Paulista de Supermercados), com o Governo do Estado de São Paulo e as principais redes de supermercados. O objetivo é amenizar os problemas ambientais causados pelo descarte incorreto de resíduos no meio ambiente.
Tudo bem, tudo certo se não fosse uma coisa. Ninguém discute  o real motivo dessa intervenção do governo. Gostaria muito que fosse realmente pela natureza, mas a verdade é que estamos sendo cada vez mais privados de escolhas porque o brasileiro, este ser tão amável e receptivo e que está prestes a receber os dois maiores eventos esportivos do mundo, simplesmente não consegue(ou não se importa mesmo) jogar lixo no lixo. Basta andar pelas cidades (grandes ou pequenas) para confirmar o que vos digo. Bueiros entupidos com todo tipo de absurdo como milhões de sacolas, garrafas descartáveis, embalagens de todos os tipos e materiais, móveis velhos, produtos eletrônicos estragados e por aí vai… a lista é grande.
E não é somente essa “determinação” do governo para o uso de sacolas plásticas que incomoda. Estou falando de uma hipocrisia generalizada. Sejamos sinceros, as pessoas são hipócritas. Todo mundo reclama da roubalheira  que rola solta não apenas em Brasília, mas também nas milhares de prefeituras e câmaras de deputados e vereadores espalhadas pelo país, mas nos esquecemos que fomos nós mesmos que os colocamos lá. O tão consciente brasileiro troca voto por coisas, torce o nariz para campanhas eleitorais, desrespeita idosos e deficientes, compra produtos falsificados, falsifica notas e recibos para burlar a empresa, suja as ruas, saqueia cargas de veículos acidentados e as desperdiça, bebe e dirige, pega atestado médico sem estar doente só para faltar ao trabalho, faz “gato” na luz, água, gás, TV à cabo, etc… mais uma vez, a lista é grande. Este ser tão consciente é o mesmo que não pode ver uma câmera de TV para reclamar e se fazer de vítima.  Óbvio que existem as exceções e elas não são poucas, mas infelizmente, a grande maioria é assim.
Hoje fala-se em normas para criar os filhos, mas a verdade é que por causa de poucos estúpidos que não souberam(ou não sabem) fazê-lo, e usaram da força bruta (erradamente) para denominar perante os filhos liderança e respeito. Já existem leis em processo de votação que proíbem as palmadas. Daqui um tempo (não muito distante), seu filho vai poder ligar pra polícia denunciar os pais porque foi punido por tirar uma nota baixa ou por desrespeitá-los. Ou seja, por causa da falta de educação(ou preparo, ou cultura, sei lá) de poucos, o governo terá de intervir no modo como eu criarei meus próprios filhos.
Fala-se muito em país do futuro e eu até acredito nisso, porque sou eu que faço o meu futuro. Mas a cultura do “jeitinho” tão entranhada em nossas cabeças faz com que rememos em desacordo. É preciso rever conceitos, é preciso discutir posições para não ser preciso combater cidadãos(num numero cada vez maior) de caráter duvidoso.  Pense nisso.


Ofertas


Sobre o Autor

has written 16 stories on this site.

Adriano Bibop, Carangolense que atualmente reside em Campinas/SP, 34 anos, trabalha como Desenhista Projetista, escreve para o Blog CulturaLivre do Portal BopNet e também está publicando seu primeiro livro.

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2017 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com