Exposição Estadual Agropecuária terá cerca de 1.400 animais, minifazenda e três leilões.

55-exposicao-estadual-agropecuaria

BELO HORIZONTE (25/05/2015) – A 55ª Exposição Estadual Agropecuária – um dos mais tradicionais eventos da pecuária mineira -, reunirá em Belo Horizonte, entre 2 e 7 de junho, cerca de 1.400 animais entre bovinos de corte e leite e equídeos. Ao longo de mais de cinco décadas, a Exposição firmou-se como importante momento para a realização de negócios, intercâmbio de informações e apresentação das melhorias genéticas alcançadas com os investimentos feitos pelos criadores nos rebanhos. Além disso, o evento apresenta também equipamentos de apoio para atividades do agronegócio.

A Exposição é uma realização conjunta da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e sua vinculada Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), em parceria com o sistema da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (Faemg).
Nesta edição, a novidade fica por conta das raças bovinas wagyu, que tem a carne mais cara do mundo, e senepol, que proporciona alta rentabilidade aos criadores devido à capacidade dos reprodutores de cobertura de vacas em campo, entre outros fatores. Esta será a primeira vez que exemplares destes animais participarão do evento. Junto com eles estarão representantes das tradicionais raças de bovinos (gir leiteiro, girolando, guzerá e sindi) e de equídeos (mangalarga marchador, campolina, jumento pêga, árabe, pampa e pônei).
“Este conjunto de animais participará dos julgamentos que avaliam os melhores exemplares de acordo com o padrão de cada raça e, no caso dos equídeos, o seu desempenho na pista de grama”, explica Mendelssohn de Vasconcelos, servidor do IMA e gerente do Parque de Exposições. “O bom desempenho desses animais contribui para a sua valorização financeira”, acrescenta.
Leilões – Minas possui destaque na pecuária nacional com o primeiro lugar em produção de leite, tendo registrado 9,3 bilhões de litros em 2014, e como detentor do segundo maior rebanho bovino, com cerca de 24 milhões de animais. Esses indicadores reforçam a importância da pecuária de Minas para o Brasil, e a Exposição é o momento de apresentar essa pujança para o mercado e para a população em geral que visitar o evento.
A Exposição terá também leilões das raças campolina, pônei e jumento pêga. Nos eventos serão postos à venda 108 lotes de animais, com faturamento de até R$ 1,4 milhão, segundo estimativa dos dirigentes das associações de criadores das três raças.
Mais informações: www.exposicaoagropecuariamg.com.br
Assessoria de Comunicação
Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA – (31) 3915. 8706
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Seapa – (31) 3915.8553

Sobre o Autor

has written 4074 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola.
admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2017 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com