EMBRAPA promove visita nas Fazendas do BASA

“Visita Técnica da EMBRAPA Gado de Leite nas Fazendas do BASA marca uma nova fase de seleção do Gir Leiteiro ”

Acompanhado dos pesquisadores Dr. Marcos Vinícius Barbosa, João Cláudio Panetto e do supervisor Armando Carvalho, o Coordenador Geral da EMBRAPA Dr. Paulo do Carmo Martins, foi recebido em Leopoldina pelo pecuarista Evandro do Carmo Guimarães e sua Equipe.

Com o objetivo de aprimorar os programas de melhoramento da raça Gir Leiteiro, as Fazendas do BASA com a orientação da Equipe Técnica da EMBRAPA Gado de Leite iniciaram a genotipagem de todo seu plantel.

Para o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, “… a seleção genômica é importantíssima para o melhoramento genético. Através dela é possível selecionar animais novos, diminuir o intervalo de gerações, intensificarem o melhoramento genético, como conseqüência, animais mais produtivos são produzidos”, explicou Dr. Marcos Vinícius Barbosa. 

     Já Dr. Paulo do Carmo Martins, não escondeu sua alegria em conhecer parte do trabalho desenvolvido nas Fazendas do BASA. O Gir Leiteiro não estava na arca de Noé. Foi criado por pesquisadores brasileiros visionários, como o saudoso Mário Martinez, da Embrapa Gado de Leite.

       Hoje, visitei um dos melhores rebanhos Gir Leiteiro do mundo em Leopoldina – Zona da Mata mineira, numa das Fazendas do BASA, do pecuarista Evandro do Carmo Guimarães, que colocou pra si, a missão de desenvolver esta raça. Nunca tinha visto nada igual. Vimos vacas com lactação de 12 mil quilos! Saímos de uma das fazendas, motivados a promover uma sólida parceria público privada envolvendo seleção genômica”, explicou entusiasmado o chefe geral da Embrapa.

        Quem também participou desta proveitosa reunião, foi o pecuarista e ex-secretário de Agricultura de Minas, Dr. João Cruz.

Para o pecuarista Evandro Guimarães, quando aumentar o contingente de selecionadores genômico, haverá maior confiabilidade dos produtos.

    “As 100 primeiras amostras de nossas doadoras já estão na NEOGEN , iniciando-se nosso programa de genotipagem de todo nosso plantel. Sabemos que não teremos base ampla de dados para plena utilização dessa ferramenta na ciência do melhoramento da raça Gir Leiteiro .

Pensamos: quem puder deve começar!! O Gir Leiteiro é por demais importante para ficar sem intensiva utilização de tudo que pode ajudar a pecuária leiteira tropical.

      Nosso pensamento é disponibilizar a cada etapa os dados de cada grupo genotipado e vamos manter assim um diálogo com os criadores, pesquisadores e área acadêmica que tem interesses comuns no desenvolvimento da raça Gir Leiteiro. Temos muita humildade em reconhecer que é uma iniciativa isolada e que só terá impacto e fará diferença se boa parte da comunidade participar. Mas estamos MUITO felizes por começar, o Gir Leiteiro merece”, afirmou o pecuarista Evandro Guimarães.

As Fazendas do BASA continuam na vanguarda do melhoramento, promovendo o que há de mais moderno para a evolução do Gir Leiteiro Brasileiro, agora, através da seleção genômica de seu plantel.

Sobre o Autor

has written 4020 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2017 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com