Dom Emanuel Messias de Oliveira é o novo Bispo na Diocese de Caratinga

20 de Maio. Um dia para a História – Tomou posse na Diocese de Caratinga um novo Bispo. Prefeito de Manhumirim, Ronaldo Lopes fez questão de estar presente.
Caratinga viveu, na sexta-feira, 20, um dia de emoção e homenagens. 32 anos depois, a cidade viveu a momentos de euforia pela  posse de um novo Bispo. Dom Emanuel Messias de Oliveira substitui Dom Hélio Gonçalves Heleno, que exerceu o episcopado em Caratinga por 32 anos. Mais de 10 mil pessoas compareceram na posse, representando os 52 municípios da Diocese, mais de 1400 comunidades e diversas paróquias. O Superior Geral da Congregação dos Missionários Sacramentinos de Nossa Senhora, Padre Geraldo Magela de Lima Mayrink, juntamente com outros padres da Congregação estiveram presentes. A Rádio Manhumirim, emissora da Fundação Bom Jesus, administrada pelo padre Edmilson(SDN) esteve presente, assim com diversos outros veículos de comunicação de nível local, regional e nacional, como Rede Globo e Rede Vida.
O prefeito de Manhumirim, Ronaldo Lopes, fez questão de se fazer presente acompanhando a posse na Catedral São João Batista e a missa celebrada no Santuário. 02 ônibus e vários veículos transportaram fiéis de Manhumirim.
A cerimônia de posse foi realizada na Catedral São João Batista. Depois da posse, o novo bispo, juntamente com 117 padres, 17 bispos, demais autoridades e povo em geral, seguiram em procissão até o Santuário de Caratinga
Em 32 anos no governo da diocese, dom Hélio ordenou 65 padres, 50 deles pertencem ao clero de Caratinga. Criou 9 paróquias: Ipaba, em 1989; Santana do Manhuaçu, em 1992; Bom Pastor, Manhuaçu, em 1992; Senhor Bom Jesus, Caratinga, em 1994; Córrego Novo, em 1995; São Domingos das Dores, em 1998; São João do Manhuaçu, em 1999; Vilanova, em 2007; e São Judas Tadeu, Limoeiro, Caratinga, em 2009. Nesta última irá morar. Além disso, fez 320 visitas pastorais e 141.518 crismas.
Em 16 de fevereiro de 2011, o Sumo Pontífice, Bento XVI, aceitou a renúncia de dom Hélio e nomeou seu sucessor, dom Emanuel Messias de Oliveira, até então bispo de Guanhães (MG).
O novo Bispo
Filho de Deoclides Oliveira e Maria Angélica Teixeira, Dom Emanuel Messias de Oliveira nasceu em Salinas-MG, em 22 de abril de 1948, tendo cursado o ensino fundamental e o ensino médio em Governador Valadares.
Nos anos de 1967 e 68, cursou Filosofia no Seminário São José, em Mariana. A seguir, de 1969 a 1972 fez o curso de Teologia, em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana, especializando-se, a seguir, em Sagrada Escritura, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma, curso concluído em 1975.
No dia 04 de fevereiro de 1976 recebeu o Presbiterato, em Governador Valadares, onde exerceu o ministério sacerdotal como Vigário Paroquial, por seis anos, e Pároco, durante 17 anos, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha dos Araújos.
Exerceu, ainda, o cargo de professor de Sagrada Escritura, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga, durante 24 anos, exercendo as funções de Coordenador Diocesano de Pastoral e Diretor Espiritual, em Minas Gerais, do Movimento “Fé e Luz”, serviço que continuou exercendo, mesmo após ascender ao bispado.
Foi sagrado Bispo para a Diocese de Guanhães, também, em Governador Valadares, por Dom José Heleno, dia 19 de abril de 1998, e tomou posse daquela diocese dia 17 de maio do mesmo ano, tendo como lema episcopal “A serviço da Misericórdia”. Como Bispo de Guanhães, foi responsável pela dimensão Bíblico-Catequética do Regional Leste II e Administrador Apostólico da Diocese de Governador Valadares.

Valdir Vieira – Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Manhumirim

Ofertas

 


Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com