Dom Hélio: Bispo emérito será sepultado na noite de hoje.

Dom Hélio Gonçalves Heleno

Dom Hélio Gonçalves Heleno, de 77 anos, faleceu na madrugada desta terça-feira (04/09). Segundo laudo médico a causa da morte foi pneumonia grave, falência múltipla dos órgãos, insuficiência respiratória e infecção pulmonar.
O velório de Dom Hélio acontece durante o dia de hoje, na Catedral São João Batista, em Caratinga, e seu sepultamento será realizado na cripta da Catedral, após a missa de exéquias, que será celebrada às sete horas da noite.
O bispo emérito estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA) desde o último dia 17 de agosto, e foi diagnosticado com pneumonia. Uma nota enviada ontem (03/09) à imprensa pela assessoria de comunicação da Diocese de Catedral, afirmava que o quadro clínico de Dom Hélio apresentou uma piora, já que a atividade pulmonar do bispo estava com 30% da redução da capacidade normal.
O bispo diocesano Dom Emanuel Messias de Oliveira tornou pública com tristeza a notícia do falecimento de seu antecessor. Em nota enviada hoje à imprensa, a Diocese também manifestou gratidão a Deus pela vida e pelo fecundo ministério episcopal que Dom Hélio realizou por mais de trinta anos, e a todos que oraram pelo bispo emérito.
A missa de corpo presente será nesta terça, 04, às 19 horas na catedral de Caratinga. O sepultamento será em seguida.
HISTÓRICO
Dom Hélio Gonçalves Heleno foi o quinto bispo da Diocese de Caratinga.
Nasceu a 18 de maio de 1935 em Cipotânea. Filho de José Francisco Heleno e Maria Francisca de Almeida, fez seus estudos em sua terra natal e no Seminário Menor de Mariana. Cursou Filosofia (1955-1957) e Teologia (1958-1961) no Seminário Maior São José, também em Mariana.
Foi ordenado presbítero aos 3 de dezembro de 1961, em Mariana, por Dom Oscar de Oliveira. Na arquidiocese de Mariana foi vigário cooperador na paróquia de Entre Rios de Minas (1962-1965), pároco de São Pedro dos Ferros (1966-1971) e pároco de São Manoel, em Rio Pomba (1972-1978), onde também foi vigário forâneo.
Revalidou seus estudos filosóficos na Faculdade Dom Bosco de Filosofia, Ciências e Letras de São João del-Rei, com registro em Filosofia, Sociologia e História em 1972. Foi eleito bispo diocesano de Caratinga, aos 27 de novembro de 1978. Recebeu a sagração episcopal aos 22 de fevereiro de 1979 em São Manoel do Rio Pomba. Tomou posse em Caratinga aos 24 de março desse mesmo ano. Seu lema episcopal é Propter Regnum Dei (Por causa do Reino de Deus).
No dia 16 de fevereiro de 2011 foi aceito seu pedido de renúncia, quando então tornou-se bispo emérito de Caratinga. No dia 4 de setembro de 2012 faleceu vítima de pneumonia grave, falência múltipla dos órgãos, insuficiência respiratória e sepse foco pulmonar.



Com informações da TV Super Canal Caratinga – Fotos Arquivo Portal Caparaó / Tribuna do Leste / Diocese de Caratinga


Ofertas clique aqui


[vitrine]cameras[/vitrine]

Sobre o Autor

has written 4438 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com