Divino – Cruzeiro de 6 metros é inaugurado na Pedra Santa.

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Divino juntamente com a Prefeitura Municipal de Divino inaugurou no  último sábado (11/02) um novo cruzeiro na Pedra Santa.
O Cruzeiro tem 6 metros de altura e pode ser visto em diferentes pontos da cidade. Uma referência para Divino.
O novo cruzeiro foi projetado pela equipe da Serralheria Pinheiro recebendo uma estrutura adequada para iluminação no alto da pedra. Cada “braço” do cruzeiro possui 2 metros de comprimento, feito de material resistente. O projeto de iluminação deve acontecer até o segundo semestre deste ano.
A iniciativa de instalar o cruzeiro no alto da Pedra Santa é do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Divino, que recebeu total apoio da Prefeitura Municipal. Segundo o Prefeito José Costa “O Cruzeiro e a representação da Pedra Santa, a iniciativa do Conselho foi muito bem projetada, agora estamos providenciando a iluminação para o cruzeiro, estamos pensando em usar uma energia renovável.” Afirmou.
O cruzeiro foi construindo em dezembro de 2011, mas devido as chuvas de final de ano, não pode ser instalado. Segundo a Secretária do Conselho Municipal, Andréia Medeiros, “estávamos esperando o momento certo para realizarmos a instalação do cruzeiro, tivemos apoio de várias pessoas que fizeram questão de ajudar neste importante momento histórico da Pedra Santa.”
Todo o percurso até a instalação do cruzeiro foi registrado e em breve será apresentado à população.
O Conjunto Paisagístico da Pedra Santa foi tombado pelo município no ano de 2006 e desde então vem recebendo investimento para valorização e preservação do local.
A nova diretoria do Conselho do Patrimônio vem realizando um excelente trabalho de divulgação da Pedra Santa, no final do ano passado realizou o 2º Concurso de Desenho Infantil com o Tema “Pedra Santa: Um novo olhar!”, tendo como ganhadora a aluna Julyana Abreu de Souza de 10 anos da Escola Municipal Silvino Fernandes Rocha, o desenho selecionado foi ilustrado no Cartão Postal da Cidade.
Outro destaque realizado pelo conselho foi a criação de um projeto de sinalização da Pedra Santa no final de 2011, que foi coordenado por Elaine de Souza Real (Licenciada em Ciências Biológicas e Pós-Graduanda em Educação Ambiental pela FAVALE-UEMG). O projeto visa promover a Educação Ambiental através da atividade ecoturística, por isso, foram instaladas placas interpretativas no percurso de caminhada da Pedra Santa, possibilitando um contato mais estreito entre o homem e a natureza, acrescentando valor a experiência do visitante e ao patrimônio visitado. Ao total foram instaladas cinco placas na área natural da Pedra Santa. Um folder da Pedra Santa também foi criado para apresentar todo este trabalho de sinalização.
O Conselho do Patrimônio Cultural de Divino também apresentou sua nova logomarca que representa muito bem nossa cidade. O Presidente do Conselho Raschid Antônio Claret Sabino explica muito bem a logomarca: “Podemos assim explicar a logomarca: na imensidão azul do universo, bem distante, temos o Sol que nos ilumina e aquece; as três estrelas representam pela ordem e tamanho, a sede do município (Divino), o Distrito de Bom Jesus e o Distrito dos Viletes. O Contorno montanhoso, em verde, representa a Pedra Santa, um marco turístico em nosso município, e em primeiro plano os casarões da Praça Dr. Genserico Nunes de Oliveira. Um conjunto de traços, cores, luzes e arte, que traduz parte da história, da cultura e das tradições de nossa querida Divino.” Concluiu.

Fonte e fotos: “O Campeão”
Ofertas


Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com