Defesa Civil realiza treinamentos para municípios localizados em áreas de risco

Sete cidades da Zona da Mata foram selecionadas.Como parte do Plano Emergencial das Regiões Sul e Sudeste do país – promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e 18 Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdec’s), serão realizadas diversas ações de preparação para o enfrentamento ao período chuvoso 2011/2012, com o objetivo de estabelecer medidas de contingência para os municípios mais vulneráveis.

Na Zona da Mata foram selecionadas as cidades de Juiz de Fora, Carangola, Miraí, Viçosa, Ponte Nova, Cataguases e Muriaé. No restante do Estado, foram selecionadas Contagem, Ibirité, Ouro Preto, Caeté, Caratinga, Ouro Fino, São Lourenço, Governador Valadares, Nova Lima, Itambacuri e Santa Luzia, totalizando 18 municípios que, entre os dias 22 e 25 de novembro, participarão de oficinas preparatórias, voltadas para as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil. Os treinamentos ocorrerão na sede da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, no Edifício Minas, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte. Participam das oficinas representantes das Comdec’s, Cedec e Sedec.

Já no dia 26, às 10h, ainda como parte do Plano Emergencial das Regiões Sul e Sudeste, será realizado um simulado prático de emergência pluviométrica, na Vila Itaú, em Contagem – área de risco de alagamento no município –, com a participação de órgãos públicos federais, estaduais e municipais. Para mais informações, acesse defesacivil.mg.gov.br.

Esses trabalhos integram o Plano de Emergência Pluviométrica (PEP 2011/2012), lançado pelo Governo de Minas no dia 19/10. O plano será executado até abril do ano que vem, com o objetivo de apoiar os municípios mineiros com medidas preventivas e no enfrentamento a problemas decorrentes das chuvas, como inundações e desabamentos. O PEP 2011/2012 leva em conta o histórico dos períodos chuvosos de anos anteriores, contendo o detalhamento sobre os recursos humanos e logísticos da Cedec. O documento apresenta respostas às situações críticas e de reconstrução de cenários destruídos pelas chuvas.

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil se preparou para deslocar equipes de complementação aos primeiros atendimentos realizados pelos municípios. As “Equipes de Apoio à Resposta” estarão em regime de sobreaviso ou prontidão. Em caso de necessidade, os municípios serão apoiados com material de assistência humanitária. Entre o final de 2010 e início de 2011, a Cedec distribuiu, em todo o Estado, 189 mil quilos de alimentos; 650 sacos de roupas; 11,2 mil colchões; 10,8 mil cobertores; 6,5 mil kits de higiene, entre outros itens.

Segundo o plano, as prefeituras de municípios mineiros afetados receberão auxílio técnico para produzir a documentação necessária para a comunicação oficial de ocorrências em tempo hábil, tanto na esfera estadual quanto na federal. Para os atendimentos emergenciais, a Defesa Civil está apta a estabelecer parcerias com empresas privadas para empréstimo de máquinas para desobstrução de vias e limpeza de áreas afetadas. Os municípios contam com o apoio dos cursos da Escola Permanente de Defesa Civil. Em 2011, a Cedec-MG já realizou 27 cursos, capacitando 783 agentes de 190 municípios. Entre 2004 e 2011, foram 5.207 alunos de 652 municípios.


Ofertas


Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com