Conselho de merenda de Manhuaçu inicia atividades.

Esteve reunido, no mês de janeiro deste ano, o Conselho Municipal de Merenda Escolar de Manhuaçu para apresentar a secretária municipal de Educação, Gelvania Câmara Marques. Esta reunião teve como principal objetivo apresentar à Secretaria de Educação alguns problemas que tem ocorridos com a merenda escolar das creches e escolas do município. Segundo Isaura Pereira da Paixão, presidente do Conselho, a secretária de educação é uma pessoa de visão e compreendeu o propósito do conselho.
AÇÃO DO CONSELHO
Em Manhuaçu, o Conselho Municipal de Merenda Escolar existe há mais de dez anos. Seus componentes são eleitos a cada quatro anos, conforme a lei municipal 1240/2010. Esse Conselho é composto por representantes da comunidade, professores e pais de alunos. Sua principal função é visitar as escolas e fiscalizar a merenda, de acordo com cronograma previamente formulado. Realizam visitas surpresas e verificam a conservação dos alimentos, data de validade e armazenamento, se estão próprios para o consumo e se estão de acordo com as resoluções do Conselho. Passam relatório periódico de suas atividades à Secretaria de Educação, para que esta tome das devidas providências.
Compõe o Conselho a nutricionista Ana Paula Soares de Aguiar, que tem como responsabilidade a elaboração do cardápio, conforme os parâmetros da lei do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, onde são recomendados os valores de referência de energia, macro e microelementos. Este cardápio utiliza itens regionais, que incluem legumes e frutas típicas, e é elaborado semestralmente, de acordo com a faixa etária: creche; educação infantil; ensino fundamental; tempo integral; e, educação de jovens e adultos.
Manhuaçu é uma das primeiras cidades da região a trabalhar com a agricultura familiar na complementação da merenda escolar. As escolas receberam quinzenalmente os legumes dos agricultores que fazem parte desse programa.
VISITA ÀS ESCOLAS
Nesta ultima terça-feira, 26, o Conselho visitou a Escola Municipal Ponte da Aldeia, onde foram recebidos pela coordenadora Adilma Oliveira Dornelas, e a escola CAIC, onde foram recebidos pelo diretor Breno de Castro Lima. Participaram da visita os membros do Conselho, Maria Aparecida de Freitas Machado, representando as cantineiras, Paulo César Praça, representante dos pais, Altair José de Almeida, representando a comunidade, e Isaura Paixão, presidente do Conselho.
O trabalho é intenso e a inspeção é minuciosa. As cantineiras recebem treinamento prévio e periódico sobre acondicionamento dos alimentos. Todo alimento recebido pela escola deve ser acompanhado e guardado de forma que a validade fique visível na prateleira. A conservação dos utensílios da cozinha, vasilhames do tipo prato e talheres, devem passar por assepsia antes de serem usados, e os trajes têm que ser apropriados. Tudo que é tratado no treinamento é cobrado posteriormente nas visitas realizadas pelo Conselho. A merenda é preparada de acordo com o numero de alunos presentes na escola para que não haja desperdício.
Algumas irregularidades foram notadas e as escolas foram notificadas e as cantineiras orientadas. “O fato de um estar colaborando com o outro, traz um grande benefício para a escola” – afirma o diretor do CAIC Breno Lima.
O Conselho está preparado para realizar seu trabalho uma vez por mês, na busca de contribuir para a qualidade de vida das crianças.
Além de fiscalizar, o Conselho também trabalha contra os três parâmetros: a fome; a obesidade; e, o desperdício. Estes são considerados pontos chaves para a segurança alimentar. “Encontramos hoje nestas escolas, pontos importantes que precisam ser melhorados e encontramos também, trabalhos bem realizados e com muita responsabilidade. Esperamos poder ter colaborado”– conclui Isaura, presidente do conselho.

Secretaria Municipal de Educação Manhuaçu



[secvitrine/informatica/101661]

Sobre o Autor

has written 4396 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2019 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com