Dados Econômicos
A região de Carangola esta economicamente apoiada na agropecuária, especialmente nas produções de leite, café e nas lavouras de milho e feijão, de onde vem a maior parte dos recursos de ICMS do município..
As pastagens ocupam 60% da área das propriedades rurais, abrigando importantes rebanhos bovinos, voltados, em sua maioria, para a produção leiteira.
Predomina-se a mão de obra familiar e muitas propriedades já estão equipados com currais novos, amplos e pavimentados, campineiras, utilização de inseminação artificial e ordenha mecânica.
Segundo dados do IMA – Instituto Mineiro de Agropecuária, o município possui um rebanho de aproximadamente 13mil e uma relação de quase 500 criadores cadastrados.
Processando mais de 700.000 litros de leite mensais, a Indústria de Laticínios vale do Carangola, é um expoente econômico do município, com a fabricação de queijos, requeijão, queijo ralado, e manteiga de excelente padrão, desenvolvidos com higiene e tecnologia de alta qualidade.
No setor agropecuário, a EMATER oferece assistência efetiva a aproximadamente 300 famílias, promovendo cursos de confecção de doces, oleicultura, industrialização do leite, trato da lavoura, dentre outros programas.
A Associação Comercial e Industrial de Carangola busca apoiar as ações dos comerciantes do município e região. Hoje são aproximadamente 1000 associados que contam com os serviços a entidade.
Na área da Saúde, Carangola é um referencia. Alem de clinicas particulares nas mais diversas especializações, a Casa de Caridade de Carangola e o Hospital Evangélico atendem pacientes de mais de 40 municípios de MG, RJ e ES.
A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Carangola – FAFILE, campus da Universidade do Estado de Minas Gerais, com seus diversos cursos superiores é outro ponto alto no investimento econômico e social de Carangola.