Capacitação do Polo SUS debate atendimento às minorias.

“O Fortalecimento da gestão participativa do SUS”, com este tema, servidores da saúde e membros de conselhos em Manhuaçu e municípios vizinhos participaram de seminário de capacitação o Polo SUS, realizado pelo Governo de Manhuaçu, por meio da Secretaria de Saúde, no auditório da Câmara, nesta sexta-feira, 11, e sábado,12. Aberto pelo Secretário de Saúde, José Rafael de Oliveira, o encontro teve como objetivo promover o fortalecimento das políticas das minorias mediante a geração de conhecimentos, informações e a capacitação e mobilização dos agentes públicos e sociais que atuam na área da saúde. “O encontro capacita a quem vai dar atendimento a esses grupos chamados de minorias e fazer uma política de saúde realmente competente e abrangente” – afirmou José Rafael.
A psicóloga Cássia Vieira de Melo, integrante da equipe do projeto de fortalecimento da gestão participativa do SUS da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora, realizou a capacitação. Nesse chamado “Módulo Um” do projeto, são debatidas as políticas públicas após o processo de democratização do Brasil após a constituição de 1988. “Mas para que essas políticas saiam do papel é preciso participar, olhando o ambiente e os desafios da realidade. Nós sabemos que embora tenhamos muitos avanços na legislação, nós ainda temos uma longa caminhada para incluir setores que são invisíveis ou são invisíveis” – destacou Cássia Vieira. Ela lembrou os grupos LGBT, população de rua, cigana, trabalhadores rurais e outros que tem menos oportunidades de acesso em relação aos que estão em área urbana.
Para a psicóloga Cássia Vieira, Manhuaçu tem posição estratégica para a realização da capacitação. “O que acontece aqui irradia para os outros municípios e serve como bom exemplo. Municípios que tem melhores condições, que tem organizações diferenciadas podem ajudar muitos municípios vizinhos porque nós precisamos realmente avançar é na participação, na qualificação dessa participação e na mobilização, para fazer os direitos de gestão previstos na legislação” – pontuou. “Então a capacitação é um excelente canal porque as pessoas recebem informação atualizada, elas se fortalecem em rede e fortalecem também os conselhos e os outros instrumentos para participação” – completou a psicóloga.
A informação foi apontada no seminário como um recurso importante e que precisa estar disponível para todos. Além disso os conselhos, sejam eles de saúde ou de outras políticas públicas, são deliberativos e devem ser respeitados assim como as conferências. Para Cassia Vieira, as capacitações do Polo SUS investem na informação para que as pessoas possam atuar com mais segurança.

DIREITO A VOZ
A coordenadora do setor de apoio aos Conselhos, Elizabeth Marçal, destacou a importância do seminário pelo envolvimento de vários atores, de diferentes representatividades nos movimentos sociais. “A intenção é que essas minorias tenham direito a vez e voz na própria conferência no final do ano e o Polo Sus, pela proposta da Universidade Federal de Juiz de Fora, veio também para estar alinhando também essa população de minoria” – comentou. O secretário de Saúde, José Rafael, comentou que o estudo sobre gestão participativa do SUS é realizado por iniciativa da Secretaria Estadual de Saúde e a Universidade Federal de Juiz de Fora, buscando apontar as necessidades desses grupos chamados de minorias, para uma política mais abrangente. “Essa demonstração de preocupação dessas pessoas com esses grupos me deixa muito feliz porque a gente ainda tem essas pessoas que tem interesses em buscar uma solução rápida e prática que contemplem esses grupos” – comentou.
O polo de Manhuaçu registrou muitas inscrições para o seminário de fortalecimento da Gestão Participativa e foram montadas duas turmas de quarenta pessoas. As capacitações neste chamado “módulo um” ocorreram na sexta-feira e no sábado, durante todo o dia. Na sequência serão promovidos os módulos dois, três e quatro, que ainda serão agendados.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com