Caminhada pelo Córrego Arrependido – Conceição – Carangola-MG

Caminhe pela vida!! Relatório da caminhada de 27 de março de 2011 pelo Córrego do Arrependido na zona rural de Conceição em Carangola, MG. Guiado por José e Jair um grupo de 16 pessoas de Carangola, Itaperuna e Natividade se encontraram na Fazenda da Laje do Sr Eliezer Colpas com sua sede histórica para dar início à caminhada. Deliciando-nos com a vista fomos caminhando em direção à propriedade do Sr. Sílvio que nos recebeu muito alegremente respondendo a várias perguntas dos caminhantes. Muitos se encantaram com duas árvores muito floridas e Sílvio disse que elas são excelentes „pega-mosquitos“, pois suas lindas flores cor de laranja são carnívoras e com isso muito útil quando plantadas perto do curral para minimizar o número de insetos. Vários caminhantes queriam mudas e Sr. Silvio prometeu preparar mudas na época certa. Depois de ver o açude cheio de carpas e admirar as flores à volta fomos até a próxima casa onde mora a filha de Silvio, a Silvana, que nos esperava com um farturoso café da manhã com café, sucos, leite, yogurte caseiro delicioso, biscoitos variados, broa de amendoim, frutas e até cachorro-quente!! Silvana também expôs produtos de artesanato em pintura feitos por ela! Obrigada, Silvana!

Ainda na mesma propriedade fomos até o antiquíssimo jetiquitibá que pela sua altura talvez seja quase milenar! Suas raízes se espalham em dezenas de metros criando assim amparo contra a erosão. A natureza e sua força, uma visão inesquecível! Subindo pelo pasto ouvindo o barulhinho agradável da água correndo no riacho ao lado chegamos à parte onde começa a floresta para alívio de todos que com sua penumbra cria um ambiente fresco e acolhedor. Nesta época do ano as árvores chamadas „quaresma“ numa explosão de vigor e beleza honram o nome que tem! Eram dezenas, se não centenas de quaresmas decorando a mata naquele roxo que reluzia à luz do sol. Que colírio para os olhos!

Mais à frente uma mina virtuosa oferecia água limpa para nos refrescar, além de provocar desejos de tomar um banho ao que uma das caminhantes não resistiu! Munidos de nossos cajados continuamos a subir e chegamos até a divisa com a zona rural do Papagaio. Deste ponto podíamos ver Carangola bem claramente, além de vários outros morros, montes e pedreiras desta região enquanto colhíamos amoras silvestres que estavam simplesmente deliciosas! Fiquei feliz de ver que no término da mata ao passar por uma propriedade que ano passado estava bem abandonada, pudemos ver pastos limpos e bem tratados. Descendo chegamos até à casa da Diva, agricultora e servente da E.M. João Batista Grossi que nos esperava com o almoço que recompôs nossas energias perdidas através de um „feijão maravilha“, farinha de fubá torrado, arroz, carne moída, mandioca frita e taioba, além de sucos variados! Que maravilha!!

De lá andamos cerca de 900m até à Fazenda da Laje onde havíamos deixado os carros e aí aproveitamos para mostrar a sede por dentro para as pessoas que não a conheciam. Noemia e Eliezer sempre tentaram preservar o possível daquele pedaço de história do lugar. Parabens!!

Esperamos encontrar vocês na próxima caminhada no terceiro domingo do mês (17 de abril) lembrando que quem quiser vir de véspera, por R$10 por pessoa o Núcleo de Turismo oferece acomodação em casas de agricultores. A taxa de caminhada é de R$15 incluindo café da manhã, almoço e serviço de guia. Contato: julenialopes@yahoo.com ou (32) 99297795

Ofertas

 


Sobre o Autor

has written 4500 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

2 Comments on “Caminhada pelo Córrego Arrependido – Conceição – Carangola-MG”

  • anderson teixeira wrote on 5 abril, 2011, 12:04

    kkkkkk.Já não se fazem comunidades rurais como antigamente.O progresoo é fd.na mesa de café,maçã(fruta típica da região da Conceição ?)manteiga industrializada,biscoitos industrializados,não ví o famoso queijo minas.Só faltava o pó de café tbém ser de “pacotinho”…ÊTA SAUDADES DO TEMPO vÉIO!rrssss.

  • Raquel Novaes wrote on 3 abril, 2011, 19:07

    Foi minha primeira caminhada feita pelo “córrego dos arrrependidos” , convidada por uma amiga, e assino embaixo tudo que foi tido sobre o lugar. E um passeio ímpar, recomendo e digo mais, as paisagens, o colorido de vários verdes se perdem de vista aos nossos olhos, as flores diferenciadas, e as fontes de água límpidas convidativas para refrescar são energias para o restabelecimento do corpo, mente e alma. Vale a pena conferir.

    Obrigada pelo carinho e atenção de todos sem exeção, que nos receberam com afeto e alegria e hummmm! com suas mesas fartas e deliciosas. Presença confirmada na próxima.
    Raquel Novaes

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com