Caminhada Circuito Pedra do Aristeu.

Dia 17 de abril, sendo o terceiro domingo do mês, houve a Caminhada Circuito Pedra do Aristeu que fica no Alto da Colina em Conceição, Carangola. O grupo de caminhantes chegou no ônibus da linha descendo na Ponte dos Cireli e de lá com destino ao Campo da Colina onde Tania e Celso com a filha Luana os esperavam para o café da manhã. Com bolos e bolinhos caseiros, além de frutas (entre elas a seriguela que foi uma novidade deliciosa para alguns), sucos, café e leite os caminhantes se abasteceram para subirem morro acima. Tania mostrou seu açude cheinho de tilápias que vieram comer bananas em suas mãos. De sua horta muitos receberam folhas de sálvia para cheirarem e desobistruirem os canais respiratórios. Alguns queriam colher arnica já pensando num chá ou banho quando chegarem em casa cansados. O guia, Sr. José Colpas Lopes, prometeu providenciar arnica no fim da caminhada.

Passamos pelo engenho de cana de José Henrique que ainda tinha no ar o cheiro da cana e da rapadura que havia sido feita no dia anterior. Pena termos passado ali com um dia de atraso!!

A seguir fomos subindo em direção à Pedra do Aristeu, pai do Sr. Newton Portes, passando por cafezais, milharais e matas que nos impressionaram como sempre. Rastros de porco do mato foram vistos nas imediações do milharal, alvo conhecido destes animais. Um dos caminhantes não resistiu à tentação de colher serrralha que simplesmente nasciam ali no mato. Depois de subir a pedra e admirar a bela vista, descemos passando por uma mata com muitos palmitos e bambus, além de um riacho caudaloso que convidava a um banho refrescante.

Chegamos para o almoço na casa dos agricultores Irene e Mauro. Além do delicioso frango com quiabo, angu, arroz e feijão tudo feito no fogão à lenha, D. Irene preparou carne de soja e macarronada já que havia vegetarianos no grupo. Zequinha que havia colhido a serralha na caminhada a lavou e picou e D. Irene a afogou na hora. Obrigada D. Irene!!

No dia 10 de abril houve uma caminhada mais leve em Conceição para atender a TV Panorama que veio a pedido da Globo registrar nosso projeto de turismo rural solidário. Passamos pela casa antiga do Sr. Caetano Cireli onde desta vez seu neto Sr. Antonio e sua esposa Dulce nos receberam para o café da manhã que tinha biscoitos caseiros assados e fritos, broa e  até arroz doce! O biscoito de polvilho foi oferecido por Eugelena, cuja mão para este biscoito é bastante conhecida! A vizinha de D. Dulce, Zilá, contribuiu também com o seu renomado bolo de banana. Sem esquecer da mandioquinha frita e das frutas! Que café da manhã farto!

De lá passamos por lugares que mostram a beleza dessa região com suas montanhas e suas pequenas propriedades de agricultura familiar. Para encerrar fomos até o sítio de D. Angela e do Sr. João Grossi, que junto com as filhas Elisangela e Erika e a neta Talita, todas artesãs, haviam organizado uma exposição não só do seu artesanto, mas também de outras artesãs e artesãos de Conceição. Diante da linda vista da cachoeira e do artesanato, nós pudemos degustar aquele “Galo com macarrão” que D. Angela com muito carinho preparou! Doce de abóbora, doce de mamão e o brigadeiro de café adoçaram nossa boca e deixaram gostinho de quero-mais! Dia 15 de maio, terceiro domingo de maio tem mais!! Inté, Julenia (julenialopes@yahoo.com, 32 99 29 77 95)

Ofertas

 


Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com