As chuvas estão mesmo diminuindo?

chuvaNos últimos meses muito se tem falado sobre a seca que tem atingido o sudeste, trazendo graves consequências pras nossas lavouras, pastagens, animais, pro nosso uso e pra geração de energia.

Até aí tudo certo, o problema é que tem muita gente dizendo que essa é a pior seca da história, que no passado chovia mais que hoje, que a culpa dessa seca é do homem, e que essa seca é sinal de que o apocalipse está próximo.

Aqui em Alto Jequitibá nós temos o privilégio de contar com a medição mensal das chuvas dos últimos 41 anos, feita pelo engenheiro agrônomo Dr. Ruy Gripp. Pela análise dessa medição nós podemos ver que essa não é a pior seca da história e que NÃO está chovendo menos hoje do que chovia no passado, pelo menos é o que concluímos quando analisamos os dados das últimas 4 décadas.

Segundo a planilha do Dr. Ruy a gente pode fazer as seguintes observações:
A média anual de chuvas pra Alto Jequitibá é de 1530,7 mm por ano;
Nos últimos 15 anos (2000 a 2014), nós tivemos 10 anos em que choveu acima da média e apenas 5 anos em que choveu abaixo da média;
Nos 41 anos de medições, a última década (2005-2014) foi a que apresentou o maior volume acumulado de chuvas para o período, na média choveu 1626,4 mm por ano, bem acima da média histórica;
Em 2014 choveu apenas 995,5 mm, mas em 1974 choveu 904,0 mm e no ano de 1993 choveu apenas 902,0 mm.

Portanto, pode-se concluir que não está chovendo menos no presente do que chovia no passado e também que anos secos como o que estamos vivenciando já ocorreram nas décadas passadas, o grande problema é que a população mais que dobrou nos últimos 40 anos e as consequências desses períodos de seca são muito mais perceptíveis e danosos hoje que no passado.

Fonte: http://ruygripp.com.br/chuvas-2014-e-41-anos-de-chuvas/

Autor: Cristiano Catheringer – Engº Agrônomo

Sobre o Autor

has written 4386 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2019 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com