Ação da Vigilância Ambiental apresenta primeiros resultados.

A mobilização de toda a comunidade para combater o mosquito transmissor da Dengue,  traz os primeiros resultados de um trabalho voltado para a informação do risco da doença e, a melhor forma de evitar a proliferação do  mosquito.
As equipes de agentes das Secretarias de Estado e Municipal de Saúde estão realizando as ações que visam a conscientização, a fim de que todos possam contribuir com a  limpeza de quintais, vasos de plantas,  piscinas, calhas para eliminar de vez o foco do mosquito Aedes aegypti.
Como o reforço de todas as ações, a Secretaria de Estado de Saúde encaminhou na última semana, uma equipe de mobilização social em saúde e enfrentamento à Dengue, bem como agentes de saúde, para encontros com as comunidades para que cada morador seja colaborador da campanha “Dengue tem que acabar”. Para fortalecer o trabalho, todas as entidades foram convocadas para uma parceria junto à Secretaria Municipal de Saúde, que está vigilante a possíveis lugares, que podem servir para o mosquito depositar os ovos para eclodir.
Para sensibilizar a população em geral, no final de semana o Dengômetro e Dengue Móvel permaneceram no jardim da Praça Cordovil Pinto Coelho, promovendo a troca de pneus, garrafas Pet, copos, latinhas, em óleo de cozinha. Além disso, a equipe da Vigilância Ambiental  fez apresentação de uma peça sobre os riscos e como combater o mosquito Aedes aegypti.
Os  moradores que participaram da troca acharam a iniciativa louvável, pois, para eles o incentivo da Secretaria de Estado de Saúde deveria ser seguido pelo município de Manhuaçu, para se fazer um trabalho ininterrupto. Por outro lado, muitas pessoas sentiram a necessidade de uma mudança de hábito, para dispensar os objetos que podem servir de “casa” para os ovos do mosquito e, somente com a participação de todos será possível reduzir o número de casos, que já ultrapassa a 2.200, com resultado positivo da doença.
De acordo com o coordenador do Setor de Epidemiologia da Diretoria Regional de Saúde (Manhumirim), Ernesto Grillo, a mobilização é fundamental nesse momento em que  a chuva se aproxima e, que o papel de cada cidadão é importantíssimo. Segundo ele, o trabalho de mobilização, a  troca de objetos,pneus por produtos-tem trazido resultado positivo-. “Mas, indiferente se vai receber ou não algo em troca, o que queremos é a participação da comunidade,que infelizmente ainda é considerada pequena. Todos devem fazer e, não ficarem esperando que os órgãos de saúde façam tudo. Participar da campanha “Dengue tem que acabar é muito importante”, ressalta Ernesto Grillo.
Primeiros resultados começam a surgir
Para a coordenadora do Setor de Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, a força tarefa que está em Manhuaçu, composta por uma equipe de campo está visitando os bairros e distritos, a equipe de mobilização social, que reúne com as lideranças e autoridades para desencadear as ações. A equipe de mobilização social,coordenada por Daniela Arantes visitou escolas estaduais e municipais, realizou reuniões de articulação, intersetoriais, oficinas de mobilização para multiplicadores sociais, articulação com o núcleo de mobilização “Minha Cidade sem Dengue”. Também houve apresentação de teatro na praça  “enfrentamento à Dengue”. Outro motivo para se comemorar foi a arrecadação no Dengue Móvel e no Dengômetro. Segundo Daniela Arantes  foram recolhidos 23.650 objetos inservíveis; cerca de 63.102 latas e 1.018 pneus. Foram trocados 100 borrachas;; 280 cadernos e 4.560 latas de óleo. O resultado agradou a equipe,pois representa uma resposta positiva da comunidade, que abraçou a campanha “Minha Cidade sem Dengue”. As ações continuam acontecendo por todos os lugares, para levar a mensagem de que o bom resultado depende da participação de cada morador.

 Informação e fotos: Eduardo Satil

Sobre o Autor

has written 4416 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2019 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com