7ª Caminhada Turística da Conceição.

Domingo, dia 22 de novembro aconteceu a Sétima Caminhada Turística de Conceição em Carangola ainda na fase de reconhecimento da região fazendo desta vez o Circuito Arrependido e Paredão. Saímos às 7.30 da Fazenda da Lage de Eliezer Colpas e fomos até o sítio de Sílvio Gomes onde pudemos apreciar a beleza e a imponência do Jequitibá Branco. Este jequitibá foi doado por Silvéria Euzébia Rabelo Grossi para ser tombado como patrimônio natural. Ele tem sido alvo de visitas escolares onde se espera que através dos alunos, as famílias sejam informadas do valor histórico que tal árvore tem.

Fomos depois tomar o café da manhã com o Sr Sílvio e sua esposa Lena que se esmerou em preparar um „senhor“ café da manhã com biscoitos, broas e bolos variados, queijo feito por ela mesma, assim como café, leite e suco. Aproveitando a ocasião, a filha, Silvana, expôs seu trabalho de artesanato em pintura e crochê. Tudo muito bom e bonito!!! Valeu!!

A seguir guiados por Jair Gomes de Oliveira fomos caminhando por trilhos e trilhas que passaram por plantações de banana e café numa subida disfarçada. Chegamos até o Córrego da Mata, que como o próprio nome diz, nos envolveu em verde, uma natureza tão bonita que levou todos nós a olhar em volta, respirar fundo e em pensamento agradecer àquele lá de cima por ter nos dado a chance de poder vivenciar momento tão sublime. Orquídeas, palmito e samambaias imensas nos encheram os olhos, uma mina em forma de cascata nos refrescou, aproveitamos para encher todas as garrafinhas para água que tínhamos. Que barulhinho gostoso, relaxante… O sol ia bem alto e quente, mas dentro da mata nós não o sentíamos… Passamos depois por um trecho que pertence à região de Papagaio, também muito bonito, muito verde. De lá chegamos ao Paredão, onde suas pedreiras eretas e retas explicaram imediatamente a origem do nome. Poucas casas, e ainda assim desabitadas em sua maioria, nos mostraram que o êxodo rural naquela região é uma triste realidade.

Mais ou menos um quilômetro depois chegamos a um planalto onde pudemos avistar Colina, o Pico da Bandeira, a Pedra do Zé Berrote, o Retiro, a Meia Lua entre outros. Sentamos todos, 18 pessoas, debaixo de uma árvore e curtimos aquele visual deslumbrante onde cada um procurava reconhecer uma casa aqui, uma pedreira ali, um sítio acolá. Não tínhamos vontade de levantar, pois a beleza do visual nos contagiava, a brisa nos refrescava e os caminhantes confabulavam… Nos empolgamos com a vista do Retiro já imaginando por onde passaremos, já que este é o plano para a oitava caminhada. Alguém lembrou que um almoço já devia estar a nossa espera e isso foi a razão pela qual resolvemos levantar e começar a descer para sair atrás da Fazenda Boa Esperança onde na sede da Senhora Marina Colpas Lopes pudemos degustar um excelente almoço preparado por Maria, Diva e Juliana que não pouparam esforços oferecendo arroz com costelinha de porco, feijão com lingüiça, farofa com abacaxi, salada de repolho, tomate e cenoura! E de sobremesa doce de leite de colher, além de doce de café com leite este último oferta da Senhora Menininha. Nota 10 para vocês todos que fizeram com que tudo corresse da melhor forma possível e que deixasse aquele gostinho de quero mais…

Se o tempo continuar ajudando o calendário para as próximas caminhadas é o seguinte:

Domingo dia 6 de dezembro às 8.00 „Circuito Pedra que Balança“ saindo da Campo da Colina.

Domingo, dia 20 de dezembro às 7.30 „Circuito Pedra Zé Berrote“ saindo do Centro Comunitário.

Domingo dia 3 de janeiro às 7.30 „Circuito Barnabés“ saindo da entrada da estrada para o Córrego dos Barnabés.

Domingo, dia 17 de janeiro às 7.30 „Circuito Pedra do Fidelinho“ o Pão de Açúcar da Conceição saindo da entrada da estrada para o Córrego da Taboa.

Domingo, dia 7 de fevereiro às 7.30 „Circuito Meia Lua“ com saída da Escola Municipal João Batista Grossi.

Todas as caminhadas tem saída de um ponto de ônibus já que alguns caminhantes usam tal transporte saindo às 7.00 da rodoviária de Carangola. Quem quiser ir de carro e não sabe o caminho, é só seguir o ônibus ou telefonar para um dos seguintes números para detalhes e também para fazer reserva, pois as cozinheiras agradecem a informação antecipada: Elizete Soares Lopes (32) 99733271 ou Jair Gomes de Oliveira (32) 99452500

Por Julenia Maria Lopes da Silva

OFERTAS

[secvitrine/ofertas/151693]

Sobre o Autor

has written 4495 stories on this site.

Webmaster do Portal Carangola. admin@portalcarangola.com

Escreva seu comentário

Gravatar são pequenas imagens que podem mostrar sua personalidade. Você porde pegar o seu gravatar grátis!

Seu nome e email serao checados,se não forem validos, seu comentário não será publicado

Seu email será CHECADO mas não será divulgado

Copyright © 2020 Portal Carangola . All rights reserved. Powered by Webmaster webmaster@portalcarangola.com